Entretenimento digital: opções para todos os gostos

0
666

É seguro afirmar que os avanços tecnológicos, em especial a transformação digital, mudou radicalmente diversas empresas e negócios e, consequentemente, alterou a forma de trabalhar. No entanto, as novidades não pararam por aí. Um dos sectores mais beneficiados pelas inovações foi o do entretenimento, que com a internet superou todas as barreiras.

É impossível pensar em ócio sem listar as redes sociais, as plataformas de streaming ou os videojogos. Todos esses pilares da indústria do divertimento foram potencializados pela popularização do mundo online e dos novos dispositivos tecnológicos.

Luz, câmara e controlo

- publicidade -

A televisão e o cinema sempre foram pilares notórios do entretenimento, ambos são a maior referência do campo audiovisual. No entanto, o nascimento das plataformas de streaming mudou completamente o panorama dessa indústria.

Estima-se que um em cada três portugueses subscreve a algum serviço de streaming. De momento, o preferido segue sendo a Netflix, pioneira da inovação. Contudo, a concorrência não é pouca, HBO Max, Disney+ e Prime Video entraram com força e estão a conquistar corações.

A lógica mudou. O telespectador que antes via-se refém dos horários e dias estabelecidos pelos canais de televisão agora tem o controlo e pode desfrutar do seu seriado favorito sem se preocupar com nada. O cinema também se viu afetado, uma vez que alguns lançamentos foram feitos em simultâneo com as plataformas online.

Jogos, jogos e mais jogos

A indústria dos videojogos é parte pulsante do entretenimento online. A cada ano esse segmento cresce e capta cada vez mais adeptos. Outro factor que jogou em prol dos games foi a chegada de uma nova plataforma: o telemóvel, que ganhou uma bela fatia do mercado e rivaliza com PCs e consolas de igual para igual.

Na lista dos êxitos estão lançamentos de reconhecidas franquias, como Pokémon Legends: Arceus, Call of Duty: Vanguarda e FIFA 22. A liderança de Pokémon representa outro dado interessante.  Em 2022, a consola mais vendida não foi nem a PlayStation 5, da Sony, tão pouco a  Xbox Series, produzida pela Microsoft; a campeã de vendas foi a Nintendo Switch.

No entanto, não só de videojogos modernos e de gráficos avançados vivem essa indústria. Existem clássicos que nunca passam de moda. Estamos a falar dos jogos de casino e também dos de tabuleiro.

Na primeira categoria, os clássicos dos casinos estão bem representados pelas slots, que se adaptaram às exigências do público para continuar a sua história de sucesso na era digital. Seu trunfo reside na vasta temática oferecida aos jogadores, com referências a seriados de sucesso, como Narcos, além de explorar as antigas civilizações, como os maias e os nórdicos, e na oferta das plataformas especializadas, como a PokerStars Casino, que investem em tecnologia e segurança para melhor a experiência dos utilizadores.

No campo dos títulos de tabuleiro, o xadrez reina soberano. Este jogo, que se tornou desporto mental, continua a desafiar jogadores em todos os lugares do globo, também sustentado por sítios especializados, como a Chess.com, onde são oferecidas partidas simples, campeonatos completos e, tão importante quanto jogar, materiais sobre como ser um jogador melhor.

Sempre conectado

O novo ponto de encontro é virtual. Diariamente milhares de utilizadores conectam-se às redes sociais para estar em contacto com os seus amigos e acompanhar as atualizações dos seus Influencers favoritos.

Quando falamos de redes sociais é preciso ter em conta que cada uma tem as suas próprias características, de forma que cada pessoa passará mais tempo naquela que o satisfaça mais.

Em Portugal, o Facebook é a principal plataforma social. Estima-se que estejam na rede 7,2 milhões de utilizadores do país, significando 90% da população com acesso à internet. Um sucesso total. O YouTube vem na sequência, o forte dessa rede são os vídeos, que cobrem todas as categorias possíveis, desde melhores momentos de futebol, passando por conteúdo cómico e chegando em tutoriais de como montar uma piscina na selva. Variedade é o que não falta.

O WhatsApp, especialista na troca de mensagens instantâneas e online, aparece na sequência. Além das mensagens, a aplicação também oferece ligação por voz e vídeo, tornando uma ferramenta muito eficaz no campo da comunicação. Por último aparece o Instagram, que conta com aproximadamente 4,9 milhões de utilizadores em Portugal. Nessa rede as imagens e vídeos curtos são os reis e também é nela que os influenciadores se conectam com o seu público.

As alternativas para usar o tempo livre com qualidade navegando pela web são muitas. Basta escolher a que melhor preenche os seus gostos e através do telemóvel ou da televisão – além, claro, do computador – aproveitar as facilidades que a modernidade oferece. No entanto, vale ressaltar, ir a um parque, dar um passeio de bicicleta e encontrar os amigos num bar continuam a ser excelentes opções de ócio.

- publicidade -