Prática desportiva tem benefícios para a saúde física e mental, mas a disciplina também ajuda a encontrar talento
Adorada por uns, nem tanto por outros, a Educação Física assume grande relevância no meio escolar, sobretudo quando olhamos para uma sociedade que estimula ao sedentarismo. Criar hábitos de prática de exercício físico durante, pelo menos 15 anos da vida de cada aluno, a disciplina transmite a prática de estilos de vida saudáveis, mas está longe de ser apenas isso.
Ricardo Pimenta é um experiente professor de Educação Física. É diretor do curso de Desporto da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e falou-nos sobre a importância da Educação Física no meio escolar.
A primeira vantagem da Educação Física é “permitir que todos os alunos possam ter uma prática desportiva planeada e orientada. Há diferença entre atividade física e exercício físico. Qualquer coisa que se faça é considerada atividade física, mas a partir do momento em que ela tem regras e é planeada e orientada, passa a ser um exercício físico, que é aquilo que todos os alunos todos têm direito a ter na escola”, afirma Ricardo Pimenta.
A prática de exercício físico tem impacto direto na saúde e bem-estar física, mas também na saúde mental dos alunos, que vão ser os adultos de amanhã. Contudo, os benefícios da Educação Física vão além disso.
A disciplina “tem uma componente social muito forte e muito importante na escola e no desenvolvimento que esta proporciona aos alunos”, reforça Ricardo Pimenta. “Com a Educação Física e a prática das modalidades, eles passam a aceitar e conviver com os erros e com os defeitos, deles e dos outros, a saber conviver com a diferença que existe entre as pessoas”, aponta o professor. E acrescenta: “esta parte social do desporto permite, paralelamente com o seu desenvolvimento físico, desenvolver também a autoestima”.
Depois, existe ainda a importante parte do cumprimento de regras. “Com a prática das modalidades, eles habituam-se a cumprir regras, porque as modalidades têm regras específicas que, se não forem cumpridas, haverá algum tipo de sanção”, acrescenta.
A partir desse contacto, que para muitas crianças representa uma primeira abordagem ao exercício físico e às modalidades, pode haver uma consequência, que é a opção por desenvolver a prática desportiva fora do meio escolar, “numa vertente de competição, que é muito importante também”, realça Ricardo Pimenta.
Neste particular, há uma primeira sequência dentro da própria escola: o desporto escolar. “Muitas vezes é essa a progressão. Primeiro há a aula de Educação Física, o aluno descobre que tem apetência para determinado desporto e é chamado para o desporto escolar, e quando são mais bem-sucedidos no desporto escolar, podem ser encaminhados para o desporto federado”, descreve.
Também na escolha da modalidade que o aluno vai abraçar, a escola e a Educação Física em particular podem ter um papel importante. Ricardo Pimenta defende que até certa idade, “mais ou menos até aos 12 anos”, todos os jovens devem ter uma prática desportiva eclética, que lhes permita experimentar e praticar variadas modalidades, de modo a perceberem qual gostam mais e qual têm maiores capacidades. A partir dessa idade devem, então, especializar-se na que mais gostam, ou que têm maior aptidão.
“Temos muitos jovens que gostam mais do futebol, mas é extremamente importante que eles tenham essa prática desportiva o mais variada possível, e a escola permite-lhes ter essa prática desportiva eclética”, nota o professor.
Nas Caldas da Rainha, a oferta desportiva fora da escola é muita, mas existem sempre casos de alunos que têm capacidade, mas não têm oportunidade para chegar aos clubes, por dificuldades financeiras, ou outras questões. Mas, na escola, essas barreiras não existem, sublinha o professor.
Todos estes aspetos que a Educação Física trabalha na escola torna-a “uma disciplina extremamente importante”. Disso Ricardo Pimenta não tem dúvidas e o professor nota que, com a pandemia, “as pessoas ainda deram mais importância e viram realmente o quão importante é a educação física e a prática desportiva na escola”.
Ricardo Pimenta reforça o relevo do papel dos professores de Educação Física. “Temos uma grande função, que é incutir nos alunos motivação para que eles continuem a praticar desporto a vida toda, independentemente da modalidade e dos meios que têm, e que o exercício físico faz parte do dia a dia”, conclui.

































