Início Temáticas Gazeta da Saúde e Bem-Estar Diabetes e Obesidade – A Pandemia do Século XXI

Diabetes e Obesidade – A Pandemia do Século XXI

0
Diabetes e Obesidade – A Pandemia do Século XXI

notícias das CaldasA Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis do açúcar no sangue (hiperglicémia). A DM tipo1 (DM1) é causada pela destruição das células pancreáticas que produzem insulina, devido a uma reação auto-imune, mais frequente nas crianças e nos jovens; não se pode prevenir ou evitar! A DM tipo2 (DM2) é causada pela produção e/ou acção insuficiente da insulina, provocando hiperglicémia; é mais frequente na idade adulta, mas pode atingir crianças e jovens com excesso de peso ou obesidade. A DM2 pode ser prevenida!
A Hiperglicémia Intermédia ou pré-Diabetes consiste na alteração de valores da glicémia, não diagnósticos de DM: Alteração da Glicémia em Jejum-(AGJ), alteração da glicémia 2horas após ingestão de 75gr de glicose- Prova de Tolerância à Glicose Oral (PTGO)-Tolerância Diminuída à Glicose (TDG), ou ambas as alterações. é uma situação de alto risco de progressão para Diabetes e está frequentemente associada à obesidade ou excesso de peso.
A DM não dói, mas se não for tratada e controlada atempadamente, condiciona graves complicações: Cegueira, Neuropatia, Insuficiência Renal, Enfarte Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Amputações condicionando internamentos hospitalares, dias de incapacidade temporária/permanente, que tão caros ficam ao Sistema de Saúde, ao doente e a todos nós!

Segundo o Observatório Nacional da Diabetes (OND 2015), a prevalência da DM1 foi de 0.16% em 2015 (inferior à da última década). A prevalência da DM2 tem vindo a aumentar ao longo dos anos, atingindo, em 2015, 13.3% da população com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos: apenas 7.5% sabiam ter diabétes, os restantes 5.8% desconheciam o diagnóstico.
A Hiperglicémia Intermédia atinge 27.4% da população Portuguesa; é diagnosticada em mais de metade dos casos, apenas pela realização de prova de tolerância à glicose. Segundo o OND 40,7% da população Portuguesa, tem alterações do metabolismo da glicose: Diabetes ou Hiperglicémia Intermédia.
A prevalência da Diabetes é 4 vezes maior nas pessoas com obesidade ou excesso de peso, sabendo-se que 90% da população com Diabetes, tem excesso de peso-49.2% ou obesidade-39.6%!
Relativamente às alterações do peso corporal, sabe-se que mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade. Um estudo publicado na revista The Lancet, revela que Portugal é o 3º país da Europa Ocidental com maior percentagem de raparigas com obesidade ou excesso de peso- 27.1%. Dados da Direcção Geral de Saúde de 2015, revelam que mais de 35% das crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos têm obesidade ou excesso de peso; entre 10 e os 18 anos, 30% têm excesso de peso e 8% são obesas.
Alguns dados da região Oeste, revelam-nos que em 2011, no ACeS Oeste Norte, a prevalência conhecida de DM2 era de 7.7% (superior à media nacional), em 2013, 10% dos doentes que foram internados na Unidade Hospitalar das Caldas da Rainha, tinham diagnóstico de DM e ainda que, entre 30 a 40% da população da comunidade de Alcobaça, tinha obesidade ou excesso de peso.
A Diabetes e a Obesidade, “andam de mãos dadas”: são “doenças da civilização” intimamente relacionadas com sedentarismo e alimentação inadequada.
Urge por isso implementar programas eficazes de Educação para a Saúde, envolvendo entidades Governamentais, Comunicação Social, Escolas, Pais, Professores, Educadores! Ensinar que: exercício físico, é para todos nós; comer de forma saudável, é para todos, não é “dieta”, não é só para quem está doente ou tem DM!
Se adoptarmos estilos de vida saudáveis e diminuirmos o número de casos de DM2, conseguiremos interferir de forma positiva nesta Pandemia ensinando esta Geração a ser Saudável!

Manuela Ricciulli
Coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar do Oeste

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.