O concelho de Peniche ganhou o estatuto de CAPITAL DA ONDA e tornou-se numa referência da elite mundial do surf, graças às condições excecionais para a prática da modalidade quer ao nível da aprendizagem e aperfeiçoamento quer ao nível da competição.
Após o período pandémico, Peniche volta a receber a etapa portuguesa, 12.ª edição, do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), de 3 a 13 de março, na praia dos Supertubos. Trata-se de uma coorganização do município de Peniche que conta com o envolvimento de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
As paredes de água gigantescas, que enrolam em forma de tubo perfeito, vão permitir aos melhores surfistas mundiais realizarem manobras extraordinárias que alguns milhares de aficionados vão ter oportunidade de assistir em pleno areal. Um dos surfistas de élite, afirmou há poucos dias atrás, e após ter surfado na praia dos Supertubos, que tinha apanhado mais tubos em 5 dias em Portugal que em 3 anos no Hawai. Estas declarações são bem reveladoras do que a praia de Supertubos e estes surfistas têm para nos oferecer.
A etapa mundial de Peniche tem um impacto direto e indireto na economia da região oeste e em particular do concelho de Peniche. A Câmara Municipal em articulação com a comunidade local vai levar a cabo iniciativas com o objetivo de mobilizar os turistas a visitarem a nossa cidade e o nosso concelho e a disfrutarem e a usufruir de tudo o que temos para oferecer, permitindo assim que esse impacto possa perdurar para além da etapa do campeonato do mundo.
O concelho de Peniche é um encantado recanto do nosso país, com belas e extensas praias, arribas escarpadas e uma costa recortada que fazem o encanto de todos os que amam a natureza. Adicionem-se as famosas rendas de bilros e, ainda, o majestoso arquipélago das Berlengas a emoldurar uma Reserva da Biosfera, património da Unesco. Nesta península fortificada encontramos sobejos motivos de interesse para quem deseje completar os prazeres da praia, das ondas e da paisagem costeira, com uma gastronomia genuína e completa, onde avultam os pratos do melhor peixe do mundo e a doçaria. À península de Peniche somam-se comunidades com história, numa malha de lugares, aldeias e vilas de forte identidade. A Atouguia da Baleia, vila medieval, possui um valioso património construído, desde os vestígios do seu castelo à Igreja de S. Leonardo, monumento nacional; a vila de Ferrel, conhecida pela luta contra o nuclear e pela sua praia do Baleal e; a vila de Serra d’El Rei com o seu Paço Real.
Continuamos na senda da promoção da melhoria dos fatores de atratividade do concelho e na busca de um concelho mais moderno, criativo, sustentável e alicerçado numa comunidade marítima cosmopolita.
Sejam bem-vindos ao concelho de PENICHE. ■
Ângelo Marques
vereador do Turismo da Câmara de Peniche


































