Canil da Nazaré está esgotado com quase 100 cães

0
1159

A Câmara da Nazaré anunciou que o seu Centro de Recolha Oficial de Animais esgotou a sua capacidade de recolha e alojamento, atribuindo este facto ao aumento de abandonos. A autarquia lançou um apelo à sociedade para promover a adopção destes animais.

No passado dia 3 de Junho a autarquia nazarena enviou uma nota às redações a dar conta que a capacidade do seu canil municipal atingiu a lotação. A edilidade tem vindo a fazer obras de ampliação para aumentar a capacidade daquele espaço para acolher os animais abandonados no concelho.
No entanto, estes esforços não têm sido suficientes para acompanhar o aumento de abandonos e os 95 lugares do Centro de Recolha Oficial de Animais acabou mesmo por atingir a lotação, até porque o município cessou o abate destes animais no início de 2014, mais de dois anos antes da implementação da Lei 27/2016, que proíbe estas práticas.
Orlando Jorge Rodrigues, vereador com este pelouro, observa que apesar dos esforços para aumentar a capacidade daquela infra-estrutura, “tem sido impossível dar resposta a tantos abandonos de animais”.
O autarca realça que “é importante informar a população que o canil se encontra lotado, muito graças a ações criminosas perpetradas por quem promove o abandono destes animais”. Jorge Rodrigues acredita que “a sociedade conseguirá reagir a este flagelo” através da divulgação e promoção dos processos de adopção. “Uma sociedade evoluída também se distingue pela forma como trata os seus animais domésticos”, concluiu.

- publicidade -