Francisco Sá
Presidente do IAPMEI
Fonte de estabilidade económico-social, seja pela criação de emprego e pela sua manutenção, seja pela repercussão da sua atividade noutras empresas e no território, os impactos da atividade das empresas Excelência fazem-se sentir quer ao nível regional quer ao nível nacional, em todas as áreas da sociedade e traduzem bem toda a capacidade e tenacidade do tecido empresarial português.
Estes atributos são claramente espelhados na atribuição do estatuto PME Excelência 2021 a 295 empresas no distrito de Leiria, das quais 14 desenvolvem a sua atividade no município das Caldas da Rainha, num contexto difícil e particularmente desafiador como o que vivemos no exercício em análise.
Maioritariamente no setor do comércio (50% do total), seguindo-se os setores do turismo, da construção e imobiliário e dos serviços, mais de dois terços (78,6%) são pequenas empresas e no seu conjunto, registaram em 2020, um volume de negócios superior a 47 milhões de euros, resultados líquidos de cerca de 4 milhões de euros e empregavam 278 trabalhadores.
Não obstante todas as dificuldades e incertezas, as PME Excelência das Caldas da Rainha, registaram crescimento no volume de negócios (+3,9%), nos resultados líquidos (+3,7%), no total do ativo (+13%) e nos capitais próprios (+16%). Em média, estas empresas exibem um nível de autonomia financeira de 75%.
São números que merece a pena salientar, mas que não devem ser apenas lidos como números. Considerando o momento de inexorável incerteza e disrupção em que se registaram, são números que denotam adaptação, criatividade, firmeza e gestão prudente.
São PME Excelência porque a atribuição deste selo de distinção sinaliza precisamente o mérito na obtenção de resultados, as individualiza como um segmento premium de empresas e as revela como um benchmark.
Esta distinção e reconhecimento que o IAPMEI leva até às empresas há mais de 20 anos, em parceria com o Turismo de Portugal, I.P., os bancos comerciais, as sociedades de garantia mútua e agora, também, com o Banco Português de Fomento, representa para as empresas uma notoriedade que se sobrepõe a muitos outros benefícios mais diretos que lhe estão associados, como, por exemplo, melhores condições no acesso a financiamento. E sinaliza indubitavelmente o seu contributo para a estabilidade e para o desenvolvimento e do território onde a sua atividade económica se exerce.
Felicitamos, por isso, cada uma das empresas distinguidas com este símbolo de mérito, certos de que o mesmo continuará a marcar a relação destas empresas com toda a sua envolvente, com os seus parceiros, colaboradores fornecedores e clientes, assinalando o enorme contributo para o país e reiterando que o compromisso do IAPMEI é o de continuar a trabalhar, em proximidade com as empresas, para que as estratégias empresariais qualificadas, sustentadas e competitivas sejam apoiadas e reconhecidas. ■


































