Nesta altura do ano, preparam-se o tão famoso, temível e apetecível regresso ou ingresso à/na escola. Setembro é o mês da mudança. De volta à vida ativa, após as férias, ao mesmo tempo que o sol brilha lá fora e a temperatura continua a convidar para uns banhos de mar. Muitas crianças ficam ansiosas quando se separam dos seus cuidadores. Há formas de aliviar esta ansiedade:
• Volte à rotina – a criança deve ser preparada gradualmente para este regresso, deitar mais cedo, organizar o material escolar, motivar com os livros novos, o reencontro dos amigos e/ou dos professores.
• Identifique o que desencadeia a ansiedade – algumas crianças ficam ansiosas quando a preparação para a escola é feita à sob stress. Tente organizar-se de véspera e dê ao seu filho um acordar tranquilo.
• Deixe o seu filho explicar o que sente. Para além do amor, o melhor que lhe pode dar é o seu tempo! A partir do momento em que o seu filho partilhar o que sente, é mais fácil encontrar forma de o ajudar.
• Cumpra o prometido – Explique-lhe quando volta. Ele tem de saber que pode confiar em si.
• Transmita segurança – mostre que vai tudo correr bem com um sorriso!
Esta ansiedade tende a desvanecer no tempo. Caso isso não aconteça e começar a perturbar as atividades da criança, é altura de consultar um terapeuta que possa ajudar a família a lidar com esta situação.
Psicóloga Clínica
Sara Malhoa

































