Abril – Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância!

0
2410
Notícias das Caldas

Os maus tratos a crianças são um problema frequente em todo o mundo e também em Portugal, embora não existam dados estatísticos precisos para avaliar a verdadeira dimensão do problema. Contudo, sabemos que em 2014 foram registadas pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens 37.889 situações de perigo que fundamentaram a aplicação de medidas.
Quando falamos numa criança maltratada, estamos a referir-nos a qualquer criança ou jovem até aos dezoito anos de idade que seja vítima de algum tipo de agressão física ou psicológica, abuso sexual ou negligência, que possa prejudicar a sua saúde e bem-estar ou interferir no seu desenvolvimento normal. A negligência é cada vez mais comum e está presente quando o prestador de cuidados à criança não garante o cumprimento das suas necessidades básicas de alimentação, higiene, cuidados médicos e de educação e vigilância das suas actividades.

Numa tentativa de sensibilizar a comunidade para este problema, foi a criado o “Movimento do Laço Azul”. O Movimento do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. Ela tomou esta atitude porque os seus netos eram vítimas de maus tratos: um deles tinha já morrido de forma brutal e a sua neta continuava a ser vítima de agressões. A cor azul foi escolhida pois, apesar de ser uma cor bonita, relembrava os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos dois netos. O azul era como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.
Uma das maneiras para combater os maus tratos infantis e juvenis é promovendo uma Parentalidade Positiva: o comportamento dos pais deve estar baseado no melhor interesse da criança, assegurando as suas principais necessidades, mas não esquecendo também a sua capacitação, fixando limites/regras, sem violência, de modo a que possa alcançar o melhor desenvolvimento possível.
Com isto em mente, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do CHO – Unidade Caldas da Rainha preparou um calendário com sugestões de atividades para serem feitas em família. E não esqueçamos: A prevenção dos maus tratos na infância e a promoção da saúde física e psicológica começa em casa e com pequenos gestos!

- publicidade -

Ana Rita Constante
Associação de Saúde Infantil de Caldas da Rainha

- publicidade -