Mítico espaço nas Gaeiras mudou de nome e gerência ao fim de 47 anos, mas pretende manter-se local de convívio para os gaeirenses
O café e restaurante O Lar, nas Gaeiras, o popular “café do Armando”, deu no passado mês de fevereiro lugar ao Retiro dos Cubanos, um projeto liderado pela gaeirense Diana Almeida, que junta a mãe e a sogra e que pretende continuar esse legado de O Lar, com um espaço de referência nas Gaeiras e para os gaeirenses.
Assumir a gerência após 47 anos de legado da família de Armando Sousa é uma responsabilidade, mas que Diana Almeida decidiu agarrar. “Foi num ambiente de convívio, de lazer entre amigos que surgiu a oportunidade e uma proposta que nos interessou e que permitiu juntarmo-nos em família para apresentarmos as nossas especialidades neste ambiente tão famoso”, conta.
O nome, Retiro dos Cubanos (alcunha dos gaeirenses) foi escolhido porque o objetivo é que o espaço seja ponto de reunião para as gentes da terra, e para quem a visita. “Era assim com O Lar, queremos que continue a ser assim como Retiro dos Cubanos”, salienta Diana Almeida.
De resto, além de ser um espaço de cafetaria e restauração, a nova gerência pretende organizar eventos. “Queremos ter tertúlias, noites de fados, jantares temáticos com música ao vivo, de modo a que os clientes possam estar sentir-se aqui bem, aliando isso à nossa cozinha”, realça.
Cozinha que alia a tradição portuguesa com cozinha de assinatura. “Apostamos na qualidade, numa comida de conforto e com um toque especial”, aponta.
O espaço funciona de segunda a quinta-feira das 7 horas da manhã às 8 horas da noite. Começa com os serviços de pequeno almoço na cafetaria, com bolos do dia, sandes e outras propostas. Ao almoço funciona com prato do dia, com as propostas da cozinha tradicional, e ainda com os pratos de assinatura, dos quais se destacam o Naco Cubano, uma peça alta que é selada e finalizada “no nosso molho especial”, ou o Arroz Selvagem (na foto abaixo), um salteado legumes que acompanha também com gambas.
De tarde, são servidos petiscos, com destaque para o frango frito que é uma receita de família, ou o Trio Especial Cubano. À sexta-feira e sábado, o horário alarga até às 22h30 para o serviço de jantares.
Há ainda a destacar que a sexta-feira é dia de Cozido à Portuguesa e, ao sábado, é servida Sopa de Peixe. ■

Camarões flamejados com sementes
Ingredientes:
10 Camarões
Alho
Coentros
Margarina
Azeite
Louro
Piri piri qb
Sal qb
Mistura de sementes
1 – Preparação
Descarcar: Comece por descascar os camarões, deixando a cabeça
2 – Cozinhar
Saltear: Numa frigideira, colocar um fio de azeite, uma noz de margarina, o alho, o louro e juntar os camarões, temperando o sal e o piri piri a gosto
3 – Aquecer o ambiente
Flamejar: Finalize com as sementes, que vão dar crocância ao prato e, no fim, coloque um cálice de bebida espirituosa a gosto e flameje
4 – Servir
e degustar: Servir com uma salada de mistura de alface e rúcula


































