Cocos Veggie e Tal dedica-se à comida saudável na Foz do Arelho

0
1104

O Cocos deixou de ser um beach club e passou a ser um restaurante com comida saudável e opções vegetarianas

 

No ano em que se comemoram os 25 anos de existência do Cocos, na Foz do Arelho, o casal Ricardo e Júlia Figueiredo, que há mais de dez anos explora aquele espaço, decidiu mudar o conceito e abrir o Cocos Veggie e Tal, um espaço dedicado à restauração, com uma carta essencialmente à base de receitas veganas e vegetarianas.
Curiosamente, “tudo começou aqui, neste local, há quatro anos” no Dia dos Oceanos”, contou Júlia Figueiredo à Gazeta das Caldas. Foi nesse dia que um funcionário da casa lhes deu a provar a sua comida vegetariana. O casal, à luz das ideias de sustentabilidade e de equilíbrio e agradados com o gosto do que haviam provado, decidiu mudar a sua alimentação, mas também o seu estilo de vida, procurando terem mais tempo para eles e para a vida familiar com os dois filhos.
Desse primeiro contacto até a aposta neste novo conceito foi um salto lógico, até porque sentiam que escasseavam as ofertas nesta área. Além disso, entendiam que o modelo de negócio que tinham lhes roubava o tempo em família, mas também que não fazia sentido, enquanto procuravam uma alimentação mais saudável para eles, servirem comida processada aos clientes.
O grande forte da nova carta são mesmo as opções vegetarianas e veganas, mas, tal como o nome deste novo espaço indica, não são só Veggies! Há um “E Tal”, porque no menu mantém-se algumas receitas com proteína animal, com uma aposta nos produtos do mar e da Lagoa em frente ao restaurante e também nos hambúrgueres, que eram uma referência e em duas tostas que guardam a memória do bar, com os nomes Cocos e Beach Club. Neste sentido de equilíbrio, outra aposta é nos produtos e nos produtores locais, tanto ao nível dos legumes e das frutas (exceptuando, claro, as frutas tropicais), como também da própria louça, feita de propósito na ARFA Cerâmica.
No Cocos Veggie e Tal procura-se a qualidade e não a quantidade. “As matérias que utilizamos são matérias caras, premium”, explicaram, esclarecendo que tal se aplica tanto aos alimentos, como até ao nível das bebidas. “Queremos dar o melhor aos nossos clientes”, contam.
Nos primeiros dias o feedback dos clientes “tem superado as nossas expetativas”. Nesta fase, o Cocos Veggie e Tal, que se situa na Avenida do Mar da Foz do Arelho, funciona de 3ª a sábado entre as 12h30 e as 16h30, mas no verão as portas irão manter-se abertas até ao pôr-do-sol. ■

A Indian Bowl é uma das novidades deste novo espaço

Faça em casa

Legumes no forno com vinagrete de paprika e salicornia com trigo sarraceno

- publicidade -

Ingredientes: azeite, alho, paprika, sumo de limão, cominhos, za’atar, batata doce, couve-flor, couve romanesca, cebola roxa, cenoura, pimento, beringela, curgete e feijão verde

1 – Preparação
Marinada

Fazer uma espécie de marinada com azeite, alho, paprika, sumo de limão, cominhos, e za’atar (uma especiaria do Médio Oriente);

2 – Preparação
Regar os legumes

Preparar e regar os legumes e tubérculos com a marinada;
Pré-aquecer o forno a 180 graus;

3 – Cozinhar
Levar ao forno

Levar o preparado ao forno a 180 graus durante cerca de 30 minutos

4 – Acompanhamento
Outros Ingredientes

Pode acompanhar esta receita, por exemplo, com uma salada, ou com cuscuz ou ainda trigo sarraceno.

- publicidade -