Abriu em Óbidos um novo restaurante, no número 41 da Rua Direita, com gastronomia portuguesa, mas não só
Ao passar na rua, é possível que não se aperceba que ali está um restaurante. O espaço do “41” tem uma porta aberta para a Rua Direita de Óbidos e, ao olhar, quase parece uma casa, com uma decoração vintage.

O restaurante “41” abriu as portas há cerca de três semanas. Neste espaço já havia funcionado um restaurante, que pertencia aos mesmos proprietários, mas que havia sido encerrado durante a pandemia. Na reabertura, quiseram criar um novo conceito. A carta explora os sabores da cozinha tradicional portuguesa, que os turistas tanto procuram quando visitam a vila medieval, mas também tem propostas de cozinhas internacionais, com inspirações italianas, mas também brasileiras e orientais. Outra aposta é nos sabores locais, por exemplo, com a criação de pratos e sobremesas que incluam a ginja de Óbidos, ou com a utilização dos queijos da queijaria Flor do Vale (Alcobaça).
O espaço do “41” é acolhedor, quase como comer em casa de um familiar, tendo apenas 22 lugares. O corredor arqueado, o espelho com a palavra “Wine” e duas grandes molduras chamam à atenção na decoração, com mobiliário antigo.
Recebe-nos entretanto Bruno Gaspar, que é natural da Carpalhosa, perto de Monte Real, e que gere este espaço. Depois de se formar em Turismo em Peniche no início do milénio, Bruno Gaspar começou a dar formação nas Caldas, onde reside, na área da hotelaria e turismo. Mais tarde foi diretor de marketing no Your Hotel & Spa, em Alcobaça, antes de se aventurar na Guiné Bissau, em Angola, em Itália e na China, sempre nesta área. Foi também formador no Politécnico de Leiria, onde havia estudado, e geriu a Casa do Leme, em São Martinho do Porto, durante quatro anos.
A empresa, que tem outro espaço de restauração na vila, conta com 15 funcionários nestes dois espaços. A reabertura deste restaurante implicou a contratação de um funcionário e, a breve trecho, deverá ser necessário recrutar mais uma pessoa. “O objetivo é que daqui a seis meses este espaço seja conhecido”, referiu Bruno Gaspar, notando que ainda há investimentos a fazer, ao nível dos equipamentos, e também pormenores a ajustar, por exemplo, ao nível da carta, dos horários ou de produtos que querem confecionar no local. “Temos muito potencial, porque temos tido sempre clientes”, exclama.
O “41” funciona de quarta a segunda-feira, entre as 12h00 e as 16h00 e das 19h00 às as 22h00. ■
Bruscheta de Damasco e Brie
Ingredientes: um pão (bola de farinha de mistura); 2 damascos desidratados; 1 tomate sem pele; 11/5 de cebola picada; 1 dente de alho; azeite virgem qb; pimenta qb e oregãos picados qb
Preparação Misturar os ingredientes
Num recipiente misture o tomate com a cebola, o alho e os temperos, depois corte o pão em duas metades e cubra as fatias do pão com a mistura do tomate.
Adicionar Queijo e damascos
De seguida cubra com fatias finas de queijo brie, disponha-as no pão e adicione os damascos cortados em pequenas tiras.
Levar ao forno Gratinar
Por fim, levar ao forno a 180º para gratinar e derreter o queijo. Antes de retirar verifique se estão levemente douradas por baixo
Empratar Servir quente
A partir daí é só empratar a Bruscheta de Damasco e Brie à “41” e servir, ainda quente


































