Início Temáticas Gazeta da Saúde e Bem-Estar 10,9% das mulheres portuguesas têm diabetes

10,9% das mulheres portuguesas têm diabetes

0
10,9% das mulheres portuguesas  têm diabetes
|DR

Cerca de 199 milhões de mulheres vivem, em todo o mundo com diabetes, valor que as estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que vai aumentar ainda mais, chegando aos 313 milhões até 2020. Em Portugal, 10,9% das mulheres têm diabetes. Números que motivam o enfoque dado, este ano, à relação entre a diabetes e o sexo feminino. Sob o lema ‘Mulheres e a Diabetes: Direito a um Futuro Saudável’, o que se pretende é chamar a atenção para um problema de saúde que, embora afecte tanto homens como mulheres, tem algumas especificidades no feminino que importa realçar, como alerta a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
“Mais de 15% das grávidas portuguesas têm diabetes gestacional”, confirma Estevão Pape, Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da SPMI. “E embora este seja um problema que normalmente termina quando o bebé nasce, aumenta o risco da mãe  vir a ser diabética no futuro, acrescenta.  “Há uma memória que fica. E se a mulher tiver história familiar da doença ou se aumentar de peso, o risco de vir a ter diabetes é maior.” Ou seja uma em cada duas mulheres com diabetes gestacional terá diabetes mellitus.
A diabetes é uma doença a que os internistas estão altamente  envolvidos e empenhados no seu tratamento através da sua actividade hospitalar e em consultas diferenciadas  em especial porque a sua prevalência não tem parado de aumentar no nosso país, existindo mesmo consultas de Diabetes e Gravidez em muitas unidades hospitalares, da responsabilidade destes especialistas. Os Internistas estão no topo da preocupação com a diabetes e a Medicina Interna é uma Especialidade chave no acompanhamento de pessoas com diabetes, sem esquecer nunca que em ligação com a Medicina Geral e Familiar estão no contacto directo com a pessoa com diabetes. Nos Serviços de Medicina Interna mais de 30% dos doentes internados são diabéticos o que nos traz enorme responsabilidade.

“A diabetes é uma doença com uma prevalência enorme em Portugal. Estima-se um milhão de pessoas diagnosticadas, às quais se juntam outras 500 mil que não sabem que têm com a doença. É, por isso, essencial estar atento, consultar regularmente um médico, procurar ter estilos de vida saudáveis. As pessoas têm que ter cuidado para não se deixarem aumentar de peso, controlar a sua pressão arterial, ter atenção ao colesterol…” Neste Dia Mundial da Diabetes, o especialista deixa o alerta: “é preciso que a população em geral esteja atenta, assim como os organismos que tutelam a saúde e a classe médica, porque a diabetes afecta  grande parte da população e é muito fruto da desatenção”.
De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, responsável pela escolha do tema que norteia o Dia Mundial da Diabetes, esta é a nona causa de morte entre mulheres a nível global, estando na origem de 2,1 milhões de óbitos todos os anos. Resultado das condições socioeconómicas, são muitas as mulheres e meninas com diabetes obrigadas a enfrentar barreiras ao acesso à prevenção, detecção precoce, diagnóstico, tratamento e cuidados de saúde, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento.
Joana Borges
Guess What

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.