Youth Summit semeou a paz entre histórias marcadas pela guerra

0
343
A caminhada pela paz envolveu os jovens das várias escolas do concelho

A 24 de setembro alunos da Escola Bordalo Pinheiro, refugiados em Portugal, partilharam as suas histórias trágicas

De 22 a 27 de setembro, o Youth Summit esteve a animar as Caldas da Rainha. O evento organizado pelo Gabinete da Juventude teve como “grande novidade o tema central ‘Entre Conflito e Esperança: Lançar Sementes de Paz’, que reflete os desafios do nosso tempo e o papel transformador da juventude”, informa o gabinete de comunicação do município.
“Um dos momentos mais marcantes ocorreu na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com uma sessão emotiva em que dois jovens afegãos e uma jovem indiana partilharam testemunhos de vida que comoveram profundamente todos os presentes”, refere aquele gabinete. Partilharam também as suas histórias dois estudantes daquela escola, uma jovem oriunda da Venezuela e um jovem dos Estados Unidos, mas de origem sul-americana, da Bolívia.

“As narrativas de fuga à guerra, migração forçada e superação pessoal emocionaram a plateia e levaram muitos jovens às lágrimas, num exercício de empatia e consciência social inesquecível”, conta.

- publicidade -

“A programação foi mais diversificada e descentralizada, envolvendo auditórios escolares, ruas e praças públicas da cidade. Entre os destaques estiveram a Caminhada pela Paz, acompanhada pela realização de um mural coletivo, o Dia Lúdico na Mata Rainha D. Leonor e o Roadshow comemorativo dos 40 anos da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. Receber uma entidade nacional com esta relevância deu à Youth Summit uma dimensão reforçada, aproximando os jovens locais de oportunidades internacionais de mobilidade, voluntariado e participação cívica europeia”, continua.

Na iniciativa participaram cerca de 730 jovens do concelho das Caldas da Rainha, em especial alunos do ensino básico, secundário e profissional. Além dos participantes diretos, esta edição envolveu vários convidados, professores, técnicos municipais e voluntários do Gabinete da Juventude, num total aproximado de 800 pessoas. A registar ainda a colaboração de associações juvenis parceiras, como a AJP – Associação Juvenil de Peniche e a Associação Check-IN – Cooperação e Desenvolvimento, que “trouxeram metodologias de educação não formal e experiências enriquecedoras de cooperação internacional”, dá ainda conta o município.

“A presença do Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo foi igualmente determinante, permitindo criar pontes entre os jovens e as instituições europeias, e reforçando a consciência cívica e europeia das novas gerações.”

O balanço é “francamente positivo”. “Os objetivos foram alcançados: estimular o pensamento crítico, valorizar a diversidade, promover o diálogo intercultural e reforçar o papel do desporto e da cultura como ferramentas de inclusão. Ficou claro que os jovens não são apenas destinatários, mas protagonistas ativos na construção de comunidades mais justas, solidárias e pacíficas”, continua.

A presença da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES conferiu ao evento uma dimensão nacional, aproximando os jovens locais de projetos e oportunidades internacionais. A continuidade da parceria com o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, e o envolvimento de associações como a AJP e a CheckIN, reforçaram a importância da cooperação entre diferentes entidades para ampliar o impacto da iniciativa.

Para a vereadora com o pelouro da Juventude, Conceição Henriques, esta quarta edição da Youth Summit “constitui uma clara evidência de que o Projeto Municipal em matéria de Juventude assenta na participação dos jovens e se centra em matérias de relevância para a formação global dos mesmos, nomeadamente, no plano da participação cívica e da cidadania ativa – o que justifica a atribuição do selo de 4 estrelas de “Município Amigo da Juventude” pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) a Caldas da Rainha”.

A vereadora destaca ainda que a reabertura da Casa da Juventude, no contexto do trabalho desenvolvido pelo grupo de voluntários e pelo Gabinete de Juventude municipal, permitirá ampliar a política participativa municipal e trará novas dinâmicas à política local de juventude.

O Município das Caldas da Rainha assegurou os custos logísticos e de produção através do orçamento municipal destinado à juventude e ao desporto. O investimento total foi de cerca de 2.900 euros, aplicado em logística de eventos, produção de materiais, acolhimento de convidados e dinamização de atividades.

Para o futuro “fica um legado de participação ativa, sentido de pertença e de compromisso coletivo com os valores da paz, da solidariedade e da cidadania”. “Em termos simbólicos, ficará para sempre o Mural da Paz, mas, sobretudo, permanecerá a memória das experiências mais marcantes, como a sessão na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, onde testemunhos reais deram rosto e voz ao sofrimento, à esperança e à resiliência de jovens em contextos de conflito. No plano institucional, o fortalecimento das parcerias — nomeadamente com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES, com o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, e com associações juvenis como a AJP e a Check-IN, assegura que estas sementes continuarão a germinar em iniciativas futuras. Estas redes de cooperação local e nacional deixam bases sólidas para a criação de projetos inovadores e sustentáveis”, remata.

- publicidade -