Voluntariado distinguido na gala do Move Associativismo

0
276
Alberto Claudino Nunes foi agraciado nesta gala no Sobral do Parelhão com o Galardão de Mérito

Sociedade Recreativa Sobralense teve casa cheia para celebrar o voluntariado nas associações

A sede da Sociedade Recreativa Sobralense acolheu no último sábado a terceira edição da Gala MOVE Associativismo, onde foram distinguidos voluntários pelo seu percurso no concelho. O MOVE Associativismo é um movimento informal já com oito anos e que agrega algumas das quatro dezenas de associações registadas no município. Nesta edição destacou-se a atribuição do Galardão de Mérito a Alberto Claudino Nunes, professor de educação física que esteve envolvido em diversos projetos desportivos em várias coletividades. O homenageado, de 68 anos e natural do concelho do Cadaval mas residente há décadas na vila bombarralense, foi reconhecido por uma vida dedicada à educação e, sobretudo, ao desporto escolar. “Estou constrangido porque comparando-me com muitos que foram distinguidos esta noite, muitos contribuíram muito mais que eu para o movimento associativo no Bombarral”, porque “limitei-me a fazer a minha obrigação enquanto professor e técnico de desporto”, disse agradecido perante a assistência que lotou o salão da coletividade. Alberto Claudino Nunes foi ainda lembrado pelo papel desempenhado, no país e no estrangeiro, na organização e participação em eventos desportivos gímnicos, como a Gymnaestrada Mundial, e, ainda, como formador.

A coordenadora do Move Associativismo, Conceição Brazão, frisou a importância do movimento associativo no concelho, num tempo em que “é difícil levar as pessoas às coletividades”, pelo que “estamos orgulhosos do nosso percurso”. Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Bombarral, destacou na ocasião o trabalho extraordinário dos homenageados e deixou uma palavra de apreço às associações, porque “continuam a produzir este trabalho extraordinário, porque fazem que a nossa sociedade seja mais justa e é um orgulho para todos nós”. Clementina Morgado marcou presença pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

- publicidade -

Foram várias dezenas de homenageados pelas associações aderentes ao MOVE, alguns dos quais a título póstumo, pelo trabalho realizado individualmente em prol das respetivas associações, responsáveis pela escolha dos galardoados pelas categorias associativismo, cultura, desporto e ação social. Pertencem a este movimento associativo a União Progressiva do Vale Côvo; Associação Cultural e Recreativa do Cintrão; Sport Clube Escolar Bombarralense; Associação de Cultura e Lazer Nossa Senhora de Oliveira de Azambujeira dos Carros; Associação de Melhoramentos, Desportiva, Recreativa e Cultural da Roliça; Clube Desportivo do Bombarral; Grupo Desportivo de Azambujeira dos Carros; Clube Recreativo Delgadense; Sociedade Recreativa Sobralense; Associação Amigo Fiel; Bombarral Sustentável – Associação Empresarial, Agrícola e de Desenvolvimento do Bombarral; e Grupo de Teatro Amador ‘Os Lendários’.

A gala contou ainda com a atuação do Grupo de Danças do SCEB, Grupo de Teatro Amador ‘Os Lendários’ e das cantoras Margarida Carvalho e Luísa Eusébio Silva. A quarta Gala MOVE Associativismo tem já data marcada para 26 de setembro de 2026, numa organização do Clube Desportivo do Bombarral.

Estão atualmente registadas 42 associações e coletividades neste concelho, de acordo com o Município do Bombarral, que na maioria dos casos concorrem ao apoio ao associativismo disponibilizado pela edilidade e que este ano alocou cerca de 400 mil euros de apoios financeiro, logístico, transportes e obras, no âmbito das três tipologias previstas. Segundo referiu à Gazeta a vice-presidente Fátima Coelho, que defende a manutenção de um trabalho de proximidade com estas estruturas locais, “as associações desempenham um papel essencial na dinamização social, cultural e desportiva no nosso concelho, porque promovem de forma ativa a participação dos bombarralenses e fortalecem o espírito de comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e aproximando as pessoas na participação de projetos comuns”.

- publicidade -