Viver Alcobaça dinamiza comércio tradicional na época de Natal

0
816

A cidade de Alcobaça vai andar numa roda-viva durante os fins-semana até ao Natal. E a “culpa” é do movimento Viver Alcobaça que se propôs dinamizar a cidade e promover as compras no comércio tradicional nesta época natalícia.
Nascido nas redes sociais, o movimento surgiu na sequência de um post em que Marco Clemente, um dos promotores, apelava à união de comerciantes e empresários locais para “debater ideias e encontrar uma forma conjunta de promoção do comércio durante o Natal”. Um desafio que depressa juntou largas dezenas de apoiantes em torno do objectivo comum de “dinamizar a indústria local através da ajuda de todos, partilhando ideias que possam ajudar a tornar Alcobaça numa cidade mais dinâmica”, explica Luciano Larrossa, outro promotor do movimento.
Apenas algumas semanas depois das primeiras reuniões, e a registar uma grande adesão, o Viver Alcobaça é “um movimento de todos”, sem qualquer interesse pessoal, financeiro ou partidário. Uma iniciativa que junta não só comerciantes e empresários, mas também artistas e muitos cidadãos anónimos, e que se alimenta da ajuda, da criatividade e da imaginação de todos quantos se juntam nesta causa, “para que todas as ideias possam ser concretizadas com o menor custo possível”.
Nesta época festiva, em que apesar da crise muitos não continuam a comprar prendas de Natal, há uma mensagem que o movimento deixa bem vincada: “consumir no comércio tradicional é importante, não só para os donos dos espaços, mas também para que Alcobaça possa ter uma economia saudável e sustentável”.
Foi isso que se fez a 18 de Novembro, aproveitando o reboliço que a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais provocou na cidade. Dezenas de voluntários percorreram a cidade com t-shirts onde se podia ler “Eu faço fila para comprar no comércio tradicional”, chamando a atenção para as lojas locais. Uma acção que não passou despercebida a ninguém e cujo “feedback foi bastante positivo”.
Já no passado dia 2 de Dezembro, o Viver Alcobaça promoveu uma caminhada pela cidade. E pela Internet navega já um spot de vídeo com a mensagem “Este Natal não vai conseguir sair do Comércio Tradicional”.
Para este sábado, feriado de 8 de Dezembro, a proposta é para passar na Rua Afonso de Albuquerque que vai estar fechada ao trânsito para acolher bancas com brindes, animação de rua, jogos tradicionais para as famílias e pinturas faciais para os mais pequenos. Uma actividade que vai decorrer entre as 15h00 e as 17h00.
Para ficar a par de tudo o que vai acontecer no âmbito do Viver Alcobaça basta espreitar a página do movimento no Facebook.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -