Vinhos do Oeste marcam presença na Fitur em Madrid

0
802
Gazeta das Caldas
A Fitur é a maior feira de turismo da Peninsula Ibérica

Os vinhos do Oeste, nomeadamente dos concelhos de Torres Vedras e Alenquer, vão ser apresentados na Feira Internacional de Turismo (FITUR) que decorre em Madrid (Espanha), até domingo. O Oeste não vai estar presente enquanto região porque está integrado no Turismo do Centro que integra 100 municípios.

Os municípios de Torres Vedras e Alenquer, que venceram o título de Cidade Europeia do Vinho em 2018, estão a apresentar os seus produtos na Feira Internacional de Turismo, que decorre até ao próximo domingo, em Madrid. Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (onde se incluem os vinhos oestinos) apresenta os vinhos e participa numa mesa redonda sobre a mesma temática.
Estas iniciativas estão incluídas na representação do Turismo do Centro naquele certame, que disponibiliza também aos visitantes doces, queijos, conservas, mel, azeite e outros produtos característicos dos 100 municípios que compõem a região.
O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, refere em nota de imprensa que “a presença do Centro de Portugal na FITUR assume um carácter estratégico para a região”, tendo em conta que Espanha é o país vizinho do lado e “nada faz mais sentido do que estreitarmos a relação que já existe a nível do turismo”.
Presentes no certame estão também representantes de empresas associadas da marca Centro de Portugal, nomeadamente hotéis e unidades de turismo no espaço rural.
Já ao nível dos municípios, só mesmo Alenquer e Torres Vedras é que se distinguirão, mas por via dos vinhos. É que os 100 concelhos que integram a Turismo do Centro não podem estar representados fora do “chapéu” daquela entidade.

No ano passado, na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), houve até alguma insatisfação pública por parte dos autarcas do Oeste, que criticaram a fraca promoção desta região, muito em resultado do facto dos espaços expositivos de cada comunidade intermunicipal serem sorteados e ao Oeste ter calhado um dos piores lugares, bastante distante da passagem dos visitantes.
A maioria dos autarcas é da opinião que o Oeste deve apostar num stand promocional próprio, além de, institucionalmente, continuar a integrar o do Turismo do Centro.
O presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, disse recentemente à Gazeta das Caldas que o Conselho Intermunicipal iria discutir em breve qual a melhor forma de fazer essa promoção, mas que está em cima da mesa a possibilidade da criação de uma associação.

- publicidade -