O bom tempo que se tem feito sentir tem atraído muita gente ao Óbidos Vila Natal, que abriu ao público no passado dia 10 de Dezembro e prolonga-se até 4 de Janeiro.
José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, organizadora do evento, estima que até terça-feira à tarde terão visitado a Vila Natal 25 mil pessoas. Acredita que estes terão sido os dias mais calmos, antes das férias escolares, e que se as condições climatéricas se mantiverem “haverá mais afluência nas próximas semanas”.
As actividades infantis a realizar durante a semana estão completamente esgotadas, com a vinda de seis mil crianças de escolas de norte a sul do país.
Foram também os mais novos a dar o arranque do evento, realizando um cortejo pela vila, uns vestidos de boneco de neve e outros com lanternas artesanais.
Os espectáculos que este ano decorrem no auditório da Casa da Música já atraíram cerca de duas mil pessoas, sendo que o “Sons da Disney” é o que tem maior procura. Trata-se de um musical infantil que conta a história de quatro personagens da Disney – Cinderela, Pocahontas, Simba e Pinóquio – que se encontram na noite de Natal para abrir os seus presentes em conjunto e reaprendem o valor da amizade e da partilha.
Pelo Bar do Gelo, uma das novidades deste ano, já passaram cerca de mil pessoas para experimentar as temperaturas glaciares e provar uma bebida fresquinha.
Na cerca do castelo há também o mercado de Natal, onde se encontram presentes originais, um carrossel e a Casa do Pai Natal, que permite aos visitantes uma viagem pelo tempo. Para os mais radicais há sempre a pista de gelo ou a rampa do castelo.
O evento vai funcionar de domingo a quinta-feira das 10h00 às 20h00 e às sextas e sábados das 10h00 às 22h00. Nos dias 24 e 31 de Dezembro irá funcionar das 10h00 às 16h00 e nos dias de Natal e de Ano Novo das 16h00 às 22h00.
Os munícipes de Óbidos terão entrada gratuita no recinto do evento todas as quintas e sextas-feiras do evento (mediante apresentação de BI ou Cartão de Cidadão na bilheteira).
Gorro Verde para apoiar a Ajuda de Berço
A solidariedade é também uma presença forte na edição deste ano. Com um custo inferior ao do ano passado – a entrada importa em cinco euros – a organização convida os visitantes a comprarem um gorro verde, contribuindo com dois euros para a Ajuda de Berço. Esta instituição dedica-se ao acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco, desde que nascem até aos três anos. Conta com duas casas de acolhimento e está em risco de ter de fechar uma delas por falta de meios financeiros, devendo as mais de 20 crianças residentes nessa habitação irem para orfanatos públicos.
Mas esta campanha de solidariedade extravasa o próprio evento e as fronteiras do município. O movimento que integra a campanha, denominado Oeste Solidário, nasceu de um grupo de cidadãos e envolve 18 mil alunos de 42 escolas dos concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Rio Maior, Cadaval e Peniche, assim como as respectivas autarquias e outras entidades locais.
O objectivo é “mostrar que somos uma região com uma identidade comum bastante vincada e que se quer projectar para o resto do país pelas acções sociais e não apenas como uma região político-administrativa”, explica Paulo Caiado, um dos dinamizadores da iniciativa.
Começaram a trabalhar há cerca de três semanas e, além de promover a campanha também realizaram a Festa do Gorro Verde, que reuniu cerca de 500 pessoas, na noite de sábado, nos antigos pavilhões da EPAC, em Óbidos.
Todas as receitas da venda dos gorros nas escolas e na Vila Natal e outras campanhas revertem para aquela instituição. Será também criada uma página de facebook, desenvolvida pelos alunos com iniciativas que podem gerar receitas e, além disso, contar para a avaliação da disciplina de Área de Projecto.
“Gostava muito que conseguíssemos vender 30 ou 40 mil gorros e, com isto, suprir o orçamento de seis ou sete meses da Ajuda de Berço”, referiu Paulo Caiado, acrescentando que o movimento deverá ter continuidade, dedicando-se também à ajuda de instituições locais.
Promoção para os leitores da Gazeta das Caldas
Os leitores e assinantes da Gazeta das Caldas continuam a poder usufruir da promoção especial que permite a duas pessoas visitar o evento apenas com o bilhete de uma.
Esta iniciativa, que se revelou um sucesso na primeira semana, decorre nos três primeiros dias da próxima semana, segunda, terça e quarta feiras. Para beneficiar desta promoção os leitores terão de destacar o cupão publicado nesta edição e entregá-lo à entrada da Vila Natal.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























