A edição deste ano da Vila Natal “bateu todos os recordes”, disse o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, que informou terem sido vendidos cerca de 114 mil bilhetes e que terão passado pelo evento cerca de 250 mil pessoas. Os habitantes do concelho de Óbidos não pagavam bilhete durante os dias da semana.
O primeiro fim-de-semana do evento foi o mais forte em afluência, levando inclusive o autarca a pedir às pessoas, através dos meios de comunicação social nacionais, para irem à Vila Natal noutro dia. “Em todos os outros dias tivemos um fluxo muito regular, que permitiu às pessoas desfrutarem do evento com conforto”, disse Humberto Marques à Gazeta das Caldas.
O autarca destacou que a afluência de visitantes foi muito além do eixo Lisboa, Santarém, Leiria e Coimbra, com registos de bilhetes comprados em Espanha, França e no resto do mundo, dando um “dimensão internacional” ao evento.
O bom tempo que se fez sentir durante este período terá contribuído significativamente para uma maior mobilidade das pessoas. No entanto Humberto Marques lembra que houve uma maior oferta de eventos, pelo que seria expectável haver uma diluição pelos vários locais. “As pessoas optaram por vir a Óbidos, o que mostra que criámos uma marca e que gostam dos nossos eventos”, disse, acrescentando que, devido a esta adesão, estão já a pensar em alargar o espaço da Vila Natal ou até encontrar outros locais para a sua realização.
Também inserido na Vila Natal foi apresentado, a cada sábado às 11h00, na livraria da Adega, um produto inovador criado no Espaço Ó. Tratam-se de quatro objectos (um candeeiro, uma capa bordada, um teatro de fantoches e uma linha de joalharia e rendas) que se encontram para venda numa série limitada e assinada pelo autor. Cada um destes objectos teve associado um conto.
Outra novidade desta edição, relacionada com a vontade de fazer acontecer eventos fora do perímetro muralhado, foi o caso do espectáculo na Usseira, Rastilho de Luz, que também suscitou o interesse de muitas pessoas. “O envolvimento da comunidade também nos dá alento e gás para continuar a replicar a ideia noutros eventos”, disse Humberto Marques.
No passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, houve uma visita por Olho Marinho, Amoreira e A-dos-Negros, que incluiu um momento musical em cada um deles, a cargo da comunidade que se organizou para receber bem os visitantes.
O próximo grande evento em Óbidos será o Festival Internacional do Chocolate, a partir de 9 de Abril. Dedicado ao Amor, o evento irá também ter uma forte descentralização pelo concelho.






























