Os 12 graus que se faziam sentir na tarde de terça-feira tornava-se uma temperatura amena quando se entrava na antiga sede dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, na Rua Direita. Por uma área de 24 metros quadrados dispunham-se cubos de 10 quilos de gelo formando as paredes que irão segurar o primeiro bar de gelo móvel do país, a ser inaugurado amanhã à tarde.
O Bar do Gelo irá funcionar até 10 de Janeiro com temperatura interior entre os cinco e os sete graus negativos. Além das paredes, também o balcão, bancos, cadeiras e mesas serão feitas em gelo, assim com os copos onde serão servidas ginja, vodka e sumos.
Habituados a trabalhar a fibra de vidro e o esferovite, os três escultores da empresa Gulliver encontraram aqui um material original para trabalhar – a água em estado sólido. “É um bocadinho mais frio do que o meio ambiente, onde é normal trabalharmos”, conta Bruno Melo, responsável daquela empresa de Torres Vedras.
Os artistas, protegidos com casacos polares, gorros e luvas de pelo no interior para não queimar as mãos, estavam na altura a experimentar introduzir luzes no próprio gelo e esculpir algumas formas em gelo branco. Nessa mesma tarde viria o gelo transparente, fabricado em Espanha, que seria utilizado para fazer o balcão.
Os autores das esculturas do Carnaval de Torres estimam que vão utilizar cerca de oito toneladas na criação do bar.
O Bar do Gelo, que terá capacidade para 20 pessoas, foi concebido pela empresa Iberice, promotora de eventos em gelo, que já tem participado nos eventos de Óbidos com as pistas de neve. De acordo com seu responsável, João Pinto Ribeiro, já estavam a desenvolver o protótipo, mas dado o interesse da empresa municipal em explorá-lo, tiveram que “acelerar todo o processo”.
As baixas temperaturas serão mantidas por um equipamento de frio e o bar terá como temática a Vila Natal.
“É uma experiência nova a nível sensorial, as pessoas não estão muito habituadas a temperaturas tão baixas”, reconhece João Pinto Ribeiro, que acredita no sucesso do espaço.
O preço do bilhete (que é independente do evento Óbidos Vila Natal) é de 10 euros, sendo fornecido à entrada a cada cliente do bar um casaco e luvas especiais para este tipo de temperaturas. Lá dentro, além de experimentar as bebidas fresquinhas, também poderão tirar fotografias instalados numas poltronas esculpidas em gelo, para levar de recordação.
Chocolate quente é alternativa ao frio
Quem gosta de uma bebida mais quente poderá optar pelo Chocolate Lounge, que também inaugura no dia 4 de Dezembro. Trata-se de um espaço gourmet inteiramente dedicado ao chocolate, localizado na Praça de Santa Maria. À venda estará uma grande variedade de bombons e chocolate proveniente de plantações de cacau de vários locais, e serão desenvolvidos produtos utilizando este ingrediente.
De acordo com José Parreira, administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium o espaço terá também uma programação cultural regular, com workshops, apresentação de livros, entre outras iniciativas.
Gorro Verde
para ajudar crianças
A Vila Natal decorre este ano entre os dias 10 de Dezembro e 2 de Janeiro e o bilhete terá um custo de cinco euros. Durante o evento decorre também uma campanha de solidariedade para com a Ajuda de Berço, em que os visitantes serão convidados a adquirir um gorro verde, símbolo desta campanha, por dois euros, dos quais 1,5 euros serão para aquela instituição que apoia crianças.
Também no dia 11 de Dezembro, pelas 22h00, haverá a Festa do Gorro Verde, nos armazéns da EPAC, junto ao antigo quartel dos Bombeiros de Óbidos, com DJs e bandas ao vivo. A entrada é a aquisição de um gorro verde por dois euros (que inclui o donativo de 1,5 euros)
A Vila Natal continuará a apostar também nos espectáculos infantis, com destaque para os Sons da Disney, um espectáculo de magia e outro de fantoches, que irão decorrer na Casa da Música. Na cerca do castelo haverá uma pista de gelo, uma rampa de sky, carrocel e a casa do Pai Natal.
O evento vai funcionar de domingo a quinta-feira das 10h00 às 20h00 e às sextas e sábados das 10h00 às 22h00. Nos dias 24 e 31 de Dezembro irá funcionar das 10h00 às 16h00 e nos dias de Natal e de Ano Novo das 16h00 às 22h00.
Os munícipes de Óbidos terão entrada gratuita no recinto do evento todas as quintas e sextas-feiras do evento (mediante apresentação de BI ou Cartão de Cidadão na bilheteira).































