Cerca de 40 mil pessoas já tinham visitado a Vila Natal até à passada terça-feira. “Foi o melhor arranque dos últimos três anos”, refere José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, que organiza o evento.
A Vila Natal foi inaugurada no passado dia 8 de Dezembro, com um pequeno concerto dado pelo músico André Sardet, que fez também o lançamento da campanha de solidariedade “Gorro de Natal” que vai apoiar o projecto “Olha-te”, que apoia doentes com cancro. No próximo sábado, a partir das 23h00, terá lugar a festa do Gorro de Natal, nos pavilhões da EPAC, com música dos anos 70, 80 e 90. A iniciativa conta também com a actuação ao vivo do grupo Terabytes, das Caldas, e destina-se a angariar mais fundos para a associação “Olha-te”.
Esta parceria começou depois do cantautor ter conhecimento que o evento teria uma componente solidária, que ia de acordo à sua tournée 2011/2012. Por cada local onde toca, André Sardet ajuda a minorar um problema social, disponibilizando 15% da verba adquirida com a venda de cds e t-shirts.
“Espero que as pessoas participem e que percebam que não estou aqui para vender cds, mas para ajudar esta instituição”, referiu André Sardet, acrescentando que o importante é passar a mensagem que “cada um de nós pode olhar para o seu lado e ajudar a resolver um problema”.
Apesar deste ser um período já particularmente difícil para muitas pessoas, o cantor acredita que a crise ainda se irá agudizar, pois as instituições de solidariedade estão a sofrer cortes bastante acentuados. “Tem que ser a sociedade, cada um de nós, a abdicar de um bocadinho de conforto financeiro e tentar ajudar quem mais precisa”, defende.
André Sardet vê a Vila Natal como um evento “sem paralelo em Portugal” e como um exemplo que outras Câmaras deveriam seguir. “Por vezes, com imaginação, criatividade e pouco dinheiro conseguem-se fazer coisas brilhantes”, disse.
Entre as muitas atracções do evento, está o bar do gelo, que pelo segundo ano atrai miúdos e graúdos. Sandra Paulino, de Sintra, visitou o espaço logo no primeiro dia de funcionamento, juntamente com o marido e a filha. “É uma experiencia diferente, é muito frio mas aguenta-se bem”, conta, protegida com uma capa para fazer face às temperaturas negativas.
Neste ambiente gelado, apenas as bebidas (ginja, vodka e sumo de laranja) estão em estado líquido. Francisco Brandão, de 23 anos, é um dos animadores do espaço e conta que a ginja d’Óbidos é a mais procurada.
- publicidade -
Idosos dos centro s de convívio mostram os trabalhos no Fórum de Natal
A repetir a experiência pelo segundo ano consecutivo, o jovem gosta desta “aventura” que apenas dura 20 minutos, e depois sai para dar lugar a outro animador.
A pista de gelo, a rampa e o labirinto são também locais de eleição os mais novos, a par com a Casa do Pai Natal e Fábrica dos Brinquedos.
No fim-de-semana passado a RTP e a TVI estiveram a emitir, durante a tarde, programas em directo a partir da Vila Natal, o que também contribuiu para o aumento de visitantes. “Neste momento já temos os dois canais interessados em fazer programas semelhantes no Festival do Chocolate, que se vai realizar em Março”, conta José Parreira, acrescentando que este interesse mediático “só acontece em sítios apetecíveis”.
O responsável lembrou que estes são programas com audiências bastante altas, até porque levam bastantes artistas convidados, e que no caso da TVI foi o único programa de exteriores que realiza durante a quadra do Natal.
O município de Óbidos, em parceria com empresa caldense MakeWise – Engenharia de Sistemas de Informação, disponibiliza aos visitantes várias tecnologias de informação que permitem tornar mais enriquecedora e interactiva a experiência dos visitantes.
Milhares de pessoas afluiram a Óbidos nos primeiros dias do evento
Fórum de Natal no centro da vilaA Óbidos.com – Associação Empresarial de Óbidos, está a dinamizar um Fórum de Natal, nas antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Óbidos (na Rua Direita) onde diversas IPSS do concelho promovem a venda dos seus artigos, todos eles feitos pela mão dos utentes dos seus centros de dia. Objectos de artesanato de várias formas, desde material reciclado, barro, arame ou tecido, pode ser encontrado naquele espaço, a par de alguns produtos típicos, como a ginja d’Óbidos.
Este espaço é também a “residência oficial” do Pai e da Mãe Natal, que aguardam as crianças. O Pai Natal da Obidos.com chegou no dia S. Nicolau (6 de Dezembro) e partirá, juntamente com a Mãe Natal em Janeiro, de “uma forma bastante original”, garante Luís Cajão, presidente da associação.
É lançado o desafio a todas as crianças para comprar um postal no comércio tradicional e colocá-lo no marco do correio que se encontra à entrada do espaço expositivo. No final do evento será escolhido um postal para realizar o sonho de uma criança.