O mercado regressará à praça no dia 10 de Novembro, depois de funcionar durante 11 meses por detrás do Chafariz das 5 Bicas. “Nessa altura a calçada estará concluída e os toldos em condições de serem colocados”, informou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, acrescentando que os candeeiros poderão ainda não estar colocados, pois estão a ser reparados.
Com este regresso os vendedores continuarão a ter disponível o parque de estacionamento junto ao hospital para colocarem as suas viaturas após as descargas.
No início da semana ainda decorriam as obras no tabuleiro resultantes das rectificações que tiveram que ser feitas no que respeita aos desenhos existentes.
O tabuleiro da praça é simétrico, com excepção das estrelas que são todas viradas com a ponta sudoeste. O projecto da autarquia previa que as estrelas estivessem espelhadas e, quando os técnicos viram que os calceteiros continuavam a colocá-las na mesma posição ao longo de todo o tabuleiro, mandaram alterá-las. No entanto, tiveram que voltar a fazer como inicialmente, pois estava correcto, e o projecto é que não era coincidente com o empedrado original.
Já no que respeita aos arcos e flores, “por erro de execução”, alguns lanços não foram feitos de forma simétrica e, por isso estão a ser rectificados. “Um quarto dos arcos e quase metade das flores é que tiveram que ser rectificados”, explicou o autarca à Gazeta das Caldas.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























