A população de Vale Covo, no Bombarral, está satisfeita com a conclusão dos trabalhos de melhoria do traçado da Estrada Nacional 361 que atravessa a localidade.
“Era uma obra ansiada há muitos anos pela população”, salientou o presidente da Junta de Vale Covo, Joaquim Henriques. Só na última década ocorreram dois atropelamentos mortais naquela via, para além de outros com consequências menores.
Segundo o autarca, o arranjo da estrada beneficiou não só os valecovenses, mas também todos aqueles que usam aquela via diariamente, principalmente no Verão, porque a EN 361 liga a saída da A8 no Bombarral (Sul) e as praias da zona da Lourinhã.
A obra, realizada pela Estradas de Portugal, custou 730 mil euros e o presidente da Junta salientou que a Câmara do Bombarral comparticipou com 364 mil euros. “Se não fosse esse apoio da Câmara, talvez a obra não se tivesse realizado e se calhar se fosse agora, com esta crise, não tinha avançado”, comentou Joaquim Henriques.
Para além da reabilitação do pavimento, a obra contemplou ainda a implementação de um sistema de adução e distribuição de água da estrada, a reformulação da sinalização horizontal e a criação de passeios na zona de travessia urbana.
Fernando Cavalheiro, do café “O Cavalheiro”, também salienta que esta era uma obra que os valecovenses desejavam há muitos anos. “A estrada estava muito degradada e não havia condições para as pessoas andarem a pé porque não havia passeios”, referiu o comerciante.
O seu estabelecimento fica mesmo junto à estrada nacional e durante o período das obras foi um pouco prejudicado, mas acha que valeu a pena esse sacríficio.
Pancrácio Bernardino, que nasceu há 70 anos em Vale Covo, acha que o mais importante desta obra foi a colocação dos passeios. “Havia pessoas que não tinham condições de passar por aqui. Era preciso ir pela valeta ou andar pela estrada”, relembrou.
A realização da empreitada dividiu-se em dois tipos de trabalhos. O primeiro esteve relacionado com o abastecimento e adução de àgua da povoação de Vale Covo, através da execução de uma conduta adutora e duas condutas de distribuição. Após a conclusão desta intervenção, tiveram início os trabalhos de pavimentação e execução dos passeios nos 1200 metros de extensão que constituem a travessia da localidade.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt































Parabens pelos trabalhos feitos era necessario
trabalho muito bem feito parabens