A Câmara da Nazaré quer que seja implementada uma zipline (ou tirolesa) que permita descer do Sítio à praia da Nazaré. Trata-se de uma linha de cabo de aço, que terá no mínimo 800 metros e através do qual uma pessoa pode descer, pela lei da gravidade, presa por arnês e mosquetões.
A autarquia aprovou recentemente a abertura de concurso público para concessionar a utilização de domínio público municipal para a implantação do projecto, tendo a proposta seguido para Assembleia Municipal, que se realiza a 28 de Setembro.
A partir daí será preparado e lançado o concurso, pelo que na melhor das hipóteses, só no próximo ano estará concluído o processo.
As tirolesas não são uma invenção recente, mas têm vindo a expandir-se com várias instalações em diferentes locais. Por exemplo, em Portugal foi criada a primeira transfronteiriça, que liga Sanlúcar de Guadiana (Espanha) com Alcoutim (Portugal), por cima do Guadiana, a cerca de cem metros de altura.
A viagem demora cerca de dois minutos, mas naqueles 720 metros (onde se atinge velocidades a rondar os 70 km/h), o participante ganha uma hora (pelo fuso-horário).
Ainda em Portugal existe o Fantasticable do Pena Aventura Park (Vila Real). Liga Lamelas e Bustelo e permite atingir velocidades a rondar 130 km/h. O cabo tem 1538 metros e está instalado a 150 metros, ligando duas montanhas. Ali é possível “voar” a dois e “voar” à noite.
No País de Gales foi recentemente instalado o “Velocity”, o mais rápido zipline do mundo, onde se atingem os 200 km/h. A empresa que o criou tem uma outra actividade, nas antigas pedreiras de ardósia de Llechwedd, onde é possível visitar as antigas instalações, viajar na mais íngreme linha de caminho-de-ferro de bitola estreita do Reino Unido e viajar a mais de 150 metros de profundidade. Nas grutas há gigantescos trampolins e ziplines subterrâneos.
Em comunicado a Câmara da Nazaré esclareceu que este projecto se insere na estratégia de combate à sazonalidade. “O investimento em requalificação de espaços públicos, na atracção de eventos internacionais na chamada época baixa e uma forte campanha de comunicação e promoção internacional do concelho têm sido alguns dos eixos prioritários na qualificação do território de acção deste executivo”, disse Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, citado num comunicado da autarquia.































