Cerca de 400 crianças, com idades entre os 10 e 11 anos, foram vacinadas no passado fim de semana
Luís Miguel, de 10 anos, foi uma das muitas crianças vacinadas contra a covid-19 na manhã de sábado, 18 de dezembro, no centro de vacinação instalado no Pavilhão da Mata. Bem-disposto, o menino disse que queria ser vacinado e também a mãe, Sandra Gonçalves, considera que é importante a vacinação.
“É por um bem coletivo”, disse a caldense, acrescentando que a sua outra filha já levou as duas doses, tal como os colegas, e os resultados na escola foram visíveis. “Antes quase todas as semanas havia uma turma que ia para casa, de quarentena, e desde que foram vacinados isso deixou de acontecer. Esperemos que esta vacina tenha o mesmo efeito”, disse à Gazeta das Caldas, opinião idêntica do obidense Luís Silva, enquanto acompanhava o filho, João Dinis: “acredito na vacina, há muitos protocolos para que seja segura”.
As crianças, com 10 e 11 anos, das Caldas e de Óbidos começaram a ser vacinadas no passado fim de semana. A manhã de sábado registou o maior número de utentes, a maioria por marcação, mas também alguns sem agendamento prévio. “Reforçámos a equipa para tentar dar a máxima resposta neste período da manhã, que vai ser o mais intenso, e conseguirmos que as pessoas não percam aqui muito tempo e se sintam confortáveis”, explicou a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, Ana Pisco.
Durante o passado fim de semana não foram vacinados adultos por uma questão de segurança, pois a vacina e a dosagem é diferente. A vacinação das crianças será retomada de 6 a 9 de janeiro e Ana Pisco acredita que, nessa altura, a afluência ainda possa ser maior.
“Há uma grande recetividade por parte dos pais e uma postura muito positiva dos miúdos, que não mostram receio”, disse a dirigente, acrescentando que na área de abrangência deste agrupamento de centros de saúde existe um histórico de vacinação com índices a rondar os 98%. A responsável explicou ainda que não se conhecem contra indicações desta vacina, podendo ocorrer os fenónemos comuns de febre, dor no braço e alguma prostração. As crianças já vacinadas levarão a segunda dose dentro de sete semanas. Ao todo nas Caldas e Óbidos existem cerca de 5.000 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos.
Depois de vacinadas, as crianças estão a receber um autocolante e, enquanto esperavam, contaram com momentos de animação natalícia e magia. ■






























