Início Sociedade Usufruir das ruas de uma cidade sem trânsito

Usufruir das ruas de uma cidade sem trânsito

0
Usufruir das ruas de uma cidade sem trânsito
Jovens atletas dos Pimpões jogaram street basket, transformando a rua em campo de jogo

Jogar basquetebol, andar de bicicleta ou dançar foram propostas da Semana da Mobilidade, que lembra que é preciso apostar forte na mobilidade suave

A Rua José Malhoa esteve encerrada ao trânsito, a 18 e 19 de setembro, na 20ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. Sob o mote “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, a iniciativa pretendeu sensibilizar as pessoas para a necessidade de abandonar o hábito, de forma progressiva, “de trazer o carro para os centros da cidade”, disse a vereadora Maria João Domingos, defendendo um uso do espaço público para caminhar, andar de bicicleta e de patins e não usar o automóvel, “sobretudo em pequenas deslocações”, acrescentou a autarca, que trabalhou com o grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020, para desenvolver algumas atividades.
A vereadora sublinhou que também as ações de longo prazo da Câmara relacionadas com a extensão das ciclovias ou da promoção do uso das bicicletas “são essenciais para a mudança de hábitos”.

Jovens de andas, dançarinos, bicicletas gigantes e atletas dos Pimpões juntaram-se para mostrar como se pode usufruir das artérias da cidade de forma diferente. A investigadora Ágata Wiórko apresentou o projeto “Azulejos da Memória”, dando a conhecer quais as memórias e os elementos identitários que portugueses e estrangeiros identificam nas Caldas, sendo que a Praça da Fruta é um elemento central.
As escolas realizaram gincanas com o apoio da PSP e alunos das escolas da Santa Catarina e de Santo Onofre visitaram a exposição do World Press Cartoon no CCC. No passado domingo, 19 de setembro, houve uma saída de bicicletas da associação Escola de Ciclismo do Oeste em volta da Rota Bordaliana, que mobilizou participantes de todas as idades.
Além disso, durante o fim de semana, a dupla de autores Crula realizou um desenho com 70 metros com “tintas” naturais e que pode ser apreciado na estrada da Rua José Malhoa, que agora está temporariamente decorada com autocarros, bicicletas e trotinetes. ■

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.