A Freguesia da Usseira celebrou 33 anos no passado domingo, 28 de agosto, e a inauguração formal do espaço do Chafariz foi um dos destaques das comemorações. “Quisemos inaugurar um espaço que estava a ser requalificado, onde foi pintado um mural alusivo às lavadeiras, executado pelo projeto DAFLA, embelezando assim o local”, explica a presidente da Junta de Freguesia, Dionísia Félix.
Antigo espaço onde a população lavava a roupa, aproveitando a água da mina, e também local de encontro, a Junta de Freguesia começou por recuperar a ruína, limpar o espaço e valorizar a mina de água que estava quase tapada. “Este espaço foi requalificado com a intenção de proporcionar um espaço público de lazer e convívio à comunidade, pois transmite tranquilidade”, resume a autarca.
As comemorações do aniversário da mais jovem freguesia do concelho de Óbidos incluíram ainda a celebração de uma missa campal no local, celebrada pelo padre Valter Malaquias, natural desta freguesia. O pároco inclusive partilhou também as suas vivências de infância naquele espaço, tornando a cerimónia mais emotiva. Seguiu-se o cântico de Parabéns e a partilha do bolo de aniversário, por todos os presentes onde houve um momento de convívio e partilha de vivências entre a comunidade.
Atualmente as estradas e as suas marcações, assim como a necessidade de mais passeios e de saneamento, são alguns dos problemas que enfrenta a freguesia. Dionísia Félix garante que vão tentando resolver estas dificuldades dentro das suas competências, fazendo notar que, por vezes não depende apenas da autarquia.
Com as obras da 2ª fase do passeio na Rua Principal a decorrer, a junta de freguesia tem projetado outro espaço de convívio, que engloba máquinas para atividade física. “Como o ano letivo está a começar, embelezamos os muros interiores do Jardim de Infância com desenhos alusivos à infância, um trabalho desenvolvido por duas alunas da ESAD”, acrescenta Dionísia Félix.
Desanexada da freguesia de S. Pedro, a freguesia de Usseira foi criada a 28 de agosto de 1989 e fica situada a cerca de quatro quilómetros da vila de Óbidos, numa zona bastante elevada, que permite uma vista panorâmica vasta que abrange, inclusivamente, a Serra de Montejunto, a Lagoa de Óbidos e as Berlengas. No projeto-lei para a sua criação, de 20 de janeiro de 1989, o lugar da Usseira é referido como “um dos mais promissores de toda a região Oeste, considerando as suas capacidades agrícolas e frutícolas em franco desenvolvimento”.
O passado deste território está interligado com o da freguesia de S. Pedro, sabendo-se que região foi habitada pelos romanos e, mais tarde, pelos árabes, tendo sido a estes conquistados por D. Afonso Henriques em 1148. Vários monarcas residiram e povoaram Óbidos e D. Dinis doou a vila a sua esposa, a Rainha D. Isabel de Aragão, passando o senhorio de Óbidos a pertencer à Casa das Rainhas, até 1834. Foi também uma rainha – D. Catarina de Áustria (mulher do Rei D. João III) – quem, em 1573, mandou construir a obra mais emblemática desta freguesia, o aqueduto da Usseira. A obra, que possivelmente só foi concluída no reinado de Filipe I, inaugurou o sistema de abastecimento de água ao burgo obidense.
A nível económico realçam-se, na Usseira, a agricultura, a floricultura, a indústria de mobiliário e a rede de frios, com o armazenamento de frutas e congelados.
Na gastronomia local “exaltam-se o pão de milho e trigo, o cozido à portuguesa e as carnes de porco que envolvem a tradicional matança do animal”, revela o sítio na internet da junta de freguesia. ■
Usseira assinala 33º aniversário com requalificação do chafariz
- publicidade -






























