USF da Tornada atingiu a maioridade

0
596

Criada no dia 11 de setembro de 2006, a Unidade de Saúde Familiar (USF) da Tornada celebrou 18 anos. Iniciou a sua atividade com 6.893 utentes, quatro médicas, quatro enfermeiras e três assistentes técnicas e, posteriormente obteve parecer técnico favorável da candidatura realizada a modelo B, que entrou em funcionamento a 1 de julho de 2008. Em 2011, a USF da Tornada sofreu um alargamento com a inclusão de mais dois médicos, dois enfermeiros e dois assistentes técnicos, tendo o número de utentes aumentado de 10.409 para 15.000, “o que permitiu um ganho assistencial de 4.591 utentes, com a agregação da extensão de saúde de Salir de Matos”, refere a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO). Neste momento a equipa é constituída por sete médicas, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicas e possui uma média de 12.400 utentes.
De 2012 a 2016 foi uma unidade acreditada pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) e entre 2016 e 2017 pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-geral de Saúde (DGS). Ao longo do seu percurso de funcionamento, a USF da Tornada tem “atingido os indicadores a que se propôs com sucesso”, acrescenta a mesma entidade em nota de imprensa. A USF Tornada foi uma das cinco primeiras unidades de saúde familiar de Lisboa e Vale do Tejo, iniciando a sua atividade uma semana depois da abertura das primeiras Unidades nas regiões Norte e Centro.
A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) agrega, desde 1 de janeiro deste ano, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Sul e do Oeste Norte, onde esta unidade de saúde se encontra integrada. ■

- publicidade -