A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha vai estar encerrada no próximo fim de semana, segundo a informação disponibilizada esta sexta-feira pelo portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e difundida pela Lusa.
No sábado, dia 9, estarão encerradas quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia no país — incluindo a das Caldas da Rainha, a par das unidades de Aveiro, Almada e Vila Franca de Xira. Já no domingo, dia 10, este número sobe para cinco, mantendo-se o encerramento nas Caldas da Rainha, a que se juntam Almada, Aveiro, Vila Franca de Xira e Setúbal.
Segundo os dados consultados pela agência Lusa, os constrangimentos afetam também serviços de Pediatria, com a urgência de Vila Franca de Xira encerrada durante todo o fim de semana. Outras unidades estarão em funcionamento, mas apenas para casos referenciados pelo INEM ou pela Linha SNS 24, como é o caso das urgências de Obstetrícia de Santarém ou de Ginecologia e Obstetrícia de Leiria, Braga, São Francisco Xavier (Lisboa) e Amadora-Sintra, em horários específicos.
As limitações nas escalas de urgência devem-se à falta de médicos especialistas, uma situação agravada durante os meses de verão. As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma unidade hospitalar, contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24), de forma a receber orientação adequada.































