
A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha vai estar encerrada este sábado, 23 de agosto, de acordo com as escalas publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). É o terceiro fim de semana consecutivo que esta valência do hospital caldense funciona de forma condicionada.
O fecho desta unidade insere-se num conjunto mais alargado de constrangimentos que vão afetar vários hospitais do país. No total, cinco urgências estarão encerradas no sábado e quatro no domingo, abrangendo especialidades de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.
Além das Caldas da Rainha, também as urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Setúbal, Barreiro e Aveiro estarão encerradas no sábado. No domingo, mantêm-se encerradas as de Barreiro e Aveiro, juntando-se o Hospital Garcia da Orta (Almada). Já a urgência de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira estará indisponível nos dois dias.
Haverá ainda urgências a funcionar em regime de referenciação, recebendo apenas casos encaminhados pelo INEM ou pela linha SNS24, como é o caso das pediátricas dos hospitais Amadora-Sintra e Loures, nos dois dias, e de serviços de Ginecologia e Obstetrícia em Braga, Santarém, Leiria e Amadora-Sintra.
As autoridades de saúde recomendam que a população contacte previamente a Linha SNS24 (808 24 24 24) antes de recorrer a uma urgência, de forma a receber a orientação mais adequada.






























