A Universidade Sénior Rainha D. Leonor foi considerada de excelência pela Associação Rede de Universidades Seniores do país (Rutis) e por isso, alunos e professores desta escola vão fazer parte de um programa europeu que envolve universidades congéneres de outros países.
Alunos e professores foram informados destas novidades na sexta-feira, 18 de Dezembro, na ETEO, na tradicional Festa de Natal da Universidade Sénior que, como habitualmente, encheu o auditório daquela escola.
A classificação de excelência da Universidade Sénior caldense pela Rutis acabou por determinar que a mesma seja a representante de Portugal num projecto europeu que envolve universidades seniores da Polónia (pais organizador), Turquia, República Checa e Eslovénia.
“Vamos desenvolver projectos comuns com essas escolas, nas áreas da Informática, Inglês, Economia e de Saúde”, disse a vereadora Maria da Conceição Pereira, que é também a presidente da direcção deste universidade sénior.
Este ano lectivo a escola caldense ultrapassou os 300 alunos, quando no ano anterior eram 270. Para a vereadora, isto representa “o grande interesse” que a e escola possui junto daqueles que se reformam e que têm “vontade em se manter activos”. A Universidade Sénior oferece aos seus frequentadores 30 disciplinas que são leccionadas por 26 professores.
A autarca referiu ainda que todos os anos a universidade tenta inovar e ter sempre novas propostas para os seus alunos. Agora surgiu o reconhecimento nacional e a integração num projecto internacional, tendo já decorrido um primeiro encontro entre responsáveis na Polónia. Em Janeiro vão realizar-se as primeiras reuniões para o desenvolvimento dos projectos comuns que envolvem as quatro disciplinas.
FESTA DE NATAL
A comunidade escolar, reunida a 18 de Dezembro na tradicional Festa de Natal, não podia estar mais satisfeita com este reconhecimento. Como vem sendo hábito nos últimos anos, os festejos da quadra natalícia decorreram na escola vizinha, a ETEO.
No auditório, os seniores apresentaram vários números de canto, dança e poesia. Segundo a vereadora, “é sempre um momento especial de grande convívio e de animação” que é totalmente preparado, ao pormenor, pela comunidade escolar.
À festa em palco seguiu-se o lanche convívio com animação ao vivo nas instalações da escola, onde esteve presente também uma exposição dos trabalhos realizados em cerâmica, corte e costura, bordados das Caldas, artes florais e decorativas e tricô e croché, que foram feitos nestes primeiros meses deste ano lectivo.






























