
O trabalho realizado nas 30 disciplinas na USRDL pelos 26 professores e três centenas de alunos foi agora reconhecido e distinguido pela Rutis. A USRDL, desde a sua génese em 2007, já tinha “um certo grau de exigência, não se confundindo com um clube de ocupação”, afirmou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira durante aquela cerimónia. Para Luís Jacob, responsável pela RUTIS, há muito que a escola caldense foi certificada como membro pertencente à Rede de Excelência daquela associação pois “mostra um trabalho de excelência e incentiva as outras a ter boas práticas”. Para aquele responsável, é também uma garantia de qualidade para os próprio alunos. O trabalho de excelência levou a RUTIS a escolher a USRDL caldense para participar no projecto internacional “Digitally innovative – unique ones”.
Este programa, apoiado e financiado por fundos comunitários, pretende identificar e divulgar métodos inovadores no ensino sénior. O projecto terá a duração de dois anos e tem como parceiros países como a Polónia, Eslováquia, Portugal, República Checa e Turquia e prevê sessões de trabalho que se vão realizar nos diferentes países intervenientes. Há pois muito trabalho pela frente e uma grande responsabilidade, já que os responsáveis da RUTIS não têm dúvidas que a USRDL está à altura do desafio e espera que seja uma boa experiência para toda a comunidade escolar.
No âmbito deste projecto que pretende promover formas inovadoras de formação, a RUTIS ofereceu à USRDL um quadro interactivo, no valor de 800 euros. Para a presidente da direcção da USRDL e vereadora da autarquia caldense, Maria da Conceição Pereira, “o convite para participar neste projecto honra-nos a todos e estamos empenhados em mostrar ao mundo que somos capazes de fazer coisas inovadoras e interessantes”. Esta afirmou ainda que esta distinção “só é possível devido à excelência dos professores e alunos da USRDL”, rematou. A cerimónia, realizada no auditório completamente lotado da escola, abriu com uma pequena actuação do coro da universidade.