
A funcionar há três anos, a Universidade Sénior da Nazaré (USN) conta agora com novas instalações. No passado dia 5 de Janeiro a instituição mudou-se de armas e bagagens para o edifício da Escola do Bairro dos pescadores, que no passado mês de Setembro ficou vazio, após a entrada em funcionamento do Centro Escolar da Nazaré.
Nas salas outrora animadas por meninos e meninas, são agora os cerca de 300 alunos das 50 turmas da USN que vão aprender Português, Ciências do Mar, Inglês, História de Arte, Informática e Psicologia, entre outras áreas do saber, num total de 29 disciplinas que são leccionadas na instituição.
“É a maneira de dar vida e de respeitarmos este espaço” afirmou o presidente da autarquia nazarena, Jorge Barroso, na cerimónia de abertura das novas instalações.
Além das aulas da Universidade Sénior, é também naquele edifício que passam, a partir de agora, a ser tratados todos os assuntos relacionados com o Cartão +60, que resulta de uma parceria entre a autarquia e o Banco Espírito Santo e se destina aos munícipes nazarenos com mais de 60 anos, facilitando o pagamento de vários serviços municipais e permitindo usufruir gratuitamente de algumas actividades, como passeios, convívios, acontecimentos culturais e prática desportiva.
Jorge Barroso salientou a “conjugação de esforços no sentido de uma melhor vida, que é aquilo que penso que todos nós sentimos que aqui se vive”. E apelando a que mais idosos se sentem ao grupo dos que já beneficiam tanto da Universidade Sénior como do cartão municipal, afirmou que “é importante trazermos outros para esta melhor vida”. O apoio aos idosos e ao envelhecimento activo é, para o edil, “uma das acções mais importantes, que conseguimos pôr no terreno com a colaboração de todos”.
Nestes primeiros dias da USN na casa nova, podem ver-se em exposição os presépios feitos pelas alunas da turma de Artes Decorativas.






























