
Um grupo de alunos da Universidade Sénior Rainha D. Leonor das Caldas da Rainha foi a Torres Vedras, a 29 de Janeiro, participar num Concurso Nacional de Cultura Geral, organizado pela RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) em colaboração com a Universidade Sénior local, a vencedora do ano anterior.
Nesta edição participaram 23 equipas de universidades séniores de todo o país. Ana Maria Caetano, Isabel Varela e Victor Duarte, acompanhados pelo professor Jorge Santos, foram os representantes caldenses que ainda estiveram com um pé na final mas acabaram por não conseguir, classificando-se na primeira metade da tabela.
Em terceiro lugar ficou a Universidade Sénior de Abrantes e em segundo a Universidade Eugénio de Andrade, do Porto. Torres Vedras sagrou-se bi-campeã, o que significa que o concurso em 2012 será novamente naquela localidade.
Além do concurso, ainda houve tempo para um passeio pedestre por Torres Vedras, aprendendo um pouco sobre a História local e um momento musical na ExpoTorres, com os Gaiteiros de Freiria, tendo os participantes aproveitado para um pé de dança.
Antes do início do concurso o Governador Civil de Lisboa, António Galamba, elogiou a iniciativa e o empenho de todas as universidades sénior neste evento e no trabalho que desenvolvem ao longo do ano.
A entrega dos prémios foi feita por uma senhora de Grândola, de 96 anos, Vitalina, que era a aluna mais velha a participar no concurso. Estas escolas fizeram-se também representar pelas suas tunas e há já trajes das respectivas escolas, o que é revelador do empenho dos estudantes seniores para com os seus estabelecimentos de ensino.
N.N.




























