União de Freguesias disponível para a manutenção do Parque e da Mata

0
712
Gazeta das Caldas

023A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório está disposta a ficar responsável pela manutenção do Parque e da Mata, depois destes espaços verdes ficaram sob a responsabilidade da Câmara das Caldas.
Segundo Vítor Marques, presidente da União de Freguesias, a autarquia já foi informada desta disponibilidade, desde que esteja garantida a transferência de verbas necessária. A estimativa é que o valor anual seja cerca de 300 mil euros.
Mesmo no caso dessa responsabilidade ser concessionada a uma empresa, a União de Freguesias quer também poder tomar algumas decisões. Uma alternativa poderia ser os serviços de jardinagem do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor fazerem esse trabalho, sob a coordenação da Junta. “São dois equipamentos que estão nesta freguesia e normalmente são as juntas que gerem estes espaços verdes no concelho”, explicou o autarca.
Vítor Marques salienta que quando a gestão passar para a Câmara será necessária realizar uma intervenção de fundo, tendo em conta a degradação que o Parque e a Mata têm vindo a sofrer nos últimos anos.
Desde o início de 2014 que a Junta tem feito várias intervenções de limpeza nestes dois espaços verdes da cidade, através dos seus funcionários e com a ajuda de trabalhadores contratados ao abrigo da medida CEI (Contratos Emprego Inserção para desempregados). Há um elemento em permanência na Mata que trabalha em colaboração com os funcionários da Câmara que estão afectos ao pavilhão desportivo e com os do Centro Hospitalar. Quando é necessária uma limpeza maior, desloca-se uma brigada com mais elementos. No Parque também é habitual fazerem acções de limpeza, a última das quais aconteceu em Dezembro.
No início de Março a União de Freguesias fez também uma intervenção na igreja de Nossa Senhora do Pópulo, a pedido do padre Filipe, responsável por aquele espaço. Esta não é a primeira vez que faz uma limpeza ao espaço em redor da igreja, dos seus telhados e do relógio na torre. “Contamos sempre com a colaboração dos bombeiros voluntários das Caldas”, adiantou Vítor Marques, que explicou também que esta manutenção tem que ser feita regularmente porque não podem utilizar produtos químicos na limpeza.
Desta vez esteve também um relojoeiro para examinar o mecanismo do relógio da torre para que se possa proceder à sua reparação.
No âmbito destas iniciativas, no ano passado a União de Freguesias instalou também um Parque de Fitness, junto ao Pópulus, que tem tido muita utilização.
Uma das principais preocupações, segundo Vítor Marques, passa também por conseguir que a iluminação volte a funcionar no Parque. A maior parte das infra-estruturas necessárias já estão em funcionamento (na última edição do festival Oeste Lusitano a Câmara instalou um quadro eléctrico novo), mas há pormenores a resolver, que estarão dependentes da transferência da gestão para a autarquia.

 

- publicidade -