À boleia do carro do filme de 1985 “O Regresso ao Futuro”, a festa de Natal do Colégio Rainha D. Leonor fez uma viagem por alguns dos mais icónicos e premiados títulos cinematográficos dos últimos 100 anos. O evento decorreu na noite de terça-feira, 17 de Dezembro, no pavilhão da escola, que recebeu 1350 pessoas.
Em 23 cenas, separadas pelas “viagens” de carro projectadas em quatro grandes telas e pelo bater da claquete, os cerca de 450 alunos apresentaram essencialmente animadas danças. Os primeiros a entrar em palco foram os pequenos da creche, com os seus pais, numa “Marcha do Mickey Mouse”.
Os alunos das turmas do 10ºA, C e D, recordaram os tempos do cinema mudo, lembrando Charlie Chaplin, mas também dando-lhe um ar de contemporaneidade, dançando músicas deste milénio. As crianças das salas do pré-escolar apresentaram algumas das personagens que lhes são mais familiares, nomeadamente dos filmes “Madagáscar”, “A Pequena Sereia” e “Zootrópolis”.
Seguiu-se a ida às estrelas, através do “Star Wars”, dos alunos do oitavo ano e um regresso à animação “Lego”, do 2ºB. O 4º ano trouxe os “Ghostbusters”, que, obviamente, aproveitaram para caçar fantasmas. “Os Piratas das Caraíbas” do 6º ano vieram antes das conhecidas caras do “Feiticeiro de Oz” (1º ano).
Um dos momentos altos da noite foi a representação de “O Rei Leão”, do 2ºA e outro veio logo depois, com o “Harry Potter” do 5ºA e 5ºB. A turma de desporto trouxe um exercício digno de um treino de “Rocky”, antes do “Robin dos Bosques” do 10ºA.
Outro dos momentos altos foi a entrada em palco dos docentes, não docentes e pais, para fazerem lembrar os filmes de dança “Fame”, “Flashdance” e “Dirty Dancing”. O sétimo ano levou o “Avatar” antes do 9º ano ir ao “Parque Jurássico” e representar o “Indiana Jones”.
O articulado de dança do 2º ciclo apresentou “Mary Poppins” e “Música no Coração” e o 11ºA e C lembrou o mais recente musical “Queen”. O 11ºB passou pela “Matrix” e o final foi com o agente secreto “007”.
A Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha também participou com um número final.
Depois das 23 cenas e de cerca de 95 minutos de espectáculo, o Óscar foi para… todos os elementos da “família do Colégio”, que depois entoaram em uníssono o hino da escola.
Para que a festa fosse dinâmica, entre os números eram recordados outros filmes e dadas a conhecer curiosidades sobre o mundo do cinema. Além disso, havia um organizado staff que retirava as crianças do palco ao colo, evitando que, com a pressa, caíssem a descer as escadas.
Sandra Santos, directora pedagógica do Colégio, explicou que “esta é a fase de união e é com esta festa recebemos os alunos novos e os ex-alunos”.
No próximo ano a expectativa é “crescer e continuar com as valências desde os mais pequenos ao 12º ano, ensino regular e ensino profissional e já o estamos a preparar”.
Sobre o regulamento de proibição do uso de telemóveis no recinto escolar, que foi implementado este ano, a directora da escola referiu que “está a correr muito bem e já estamos a apreender poucos telemóveis. Os pais estão muito satisfeitos e os alunos já compreendem que faz sentido não ter telemóvel nos intervalos e nos almoços”.
Sandra Santos revelou ainda que no próximo ano deverão ser dados mais passos no sentido de restringir ainda mais o uso do telemóvel.






























