Uma iniciativa para colocar o Mercado da Praça da Fruta nas bocas do mundo

0
654

PraçaFruta copyCom 25 anos, Tomás Carreira Alves, nutricionista licenciado pela Universidade Católica do Porto em Ciências da Nutrição, é um dos muitos jovens que revela estar atento ao que se passa lá fora e, no passado dia 8 de Agosto, criou um evento no Facebook que pretende levar a Praça da Fruta ao reconhecimento internacional. O objectivo é ver o mercado diário nomeado pela revista norte americana USAToday como um dos melhores do mundo, distinção que já foi atribuída, por exemplo, ao mercado do Livramento, em Setúbal, que se caracteriza pela venda de peixe.
No dia de fecho desta edição da Gazeta das Caldas, o evento social já somava cerca de 100 apoiantes na internet, sendo que o nutricionista pretende obter mais 250 adesões para que a iniciativa ganhe visibilidade na imprensa nacional e, quem sabe, internacional.
“Embora a Praça da Fruta seja um espaço com alguma divulgação, penso que ainda não teve o merecido reconhecimento. É um local que atrai imensos estrangeiros que visitam as Caldas, que ficam fascinados com a história do mercado”, afirmou o jovem. Curiosamente, Tomás Alves ganhou entusiasmo para avançar com a sua ideia depois de ler o artigo “Mercado diário ao ar livre: a Praça da Fruta das Caldas é Única em Portugal?”,  assinado pelo director da Gazeta, José Luiz de Almeida e Silva e publicado no dia 3 de Julho.
Na opinião de Tomás Alves, o Mercado da Praça da Fruta, além de único em Portugal, por abrir as suas portas todos os dias, é também um poço de alimentos saudáveis, rico em frutas e vegetais que são comercializados na sua época sazonal e, por isso, “contribuem para a sustentabilidade ambiental e económica”, ao contrário dos produtos alimentares “excessivamente processados”, que, além do mais, possuem menor valor nutricional.
Curiosamente, nesta semana um nosso leitor dá-nos também a conhecer um vídeo promocional dos anos 60 da extinta companhia aérea TWA que mostra com grande pormenor a Praça da Fruta (Ver Correio dos Leitores). 

MBR

- publicidade -