Uma ementa espanhola na Escola de Hotelaria

0
1624

EHTOFinalista no concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) 2014, o professor Luís Tarenta foi o responsável pela elaboração da ementa do almoço temático de 11 Dezembro da Escola de Hotelaria e Turismo (EHTO).
“Tentámos fazer uma ementa simples, mas com inspiração dos nossos vizinhos de Espanha”, explicou Luís Tarenta. O chef salientou que, embora seja uma cozinha mediterrânica, como a portuguesa, há sempre diferenças. “Os alunos para além de estudarem os tipos de confecção, acabam por pesquisar também a cultura do país ao qual se referem as ementas que preparamos, o que é sempre vantajoso para eles”, comentou.
O almoço começou com um gaspacho andaluz, que tem a particularidade de ser com os legumes todos triturados. “Não estamos na época ideal para um gaspacho frio, mas é importante que os alunos tenham na sua formação a confecção deste prato, que é típico de toda a Espanha”, explicou o chef.
Os pratos principais foram a paella de frutos do mar e uma favada, uma espécie de feijoada em que se utiliza “a feijoca, um feijão branco grande”. Para terminar, a sobremesa foi o creme catalão, conhecido como leite creme em Portugal.
Em relação à presença na final do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, no qual, Luís Tarenta foi um dos oito finalistas num total de centenas de candidatos, este Tarenta disse que foi uma experiência positiva. “Deu para conhecer novos colegas e novas técnicas”, referiu, salientando ainda que a EHTO era a única escola representada na final, ao lado das mais conceituadas cozinhas do país, de restaurantes e hotéis de renome.
O almoço dedicado a Espanha foi o último evento temático de 2014, regressando a iniciativa a 8 de Janeiro, para o qual está a ser preparado um jantar medieval. “Vai ser diferente de tudo aquilo que fizemos até agora”, garantiu o chefe de cozinha.

- publicidade -