Na passada quinta-feira as turmas finalistas dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e Técnicas deServiço e Restauração e Bebidas apresentaram um almoço tipicamente britânico, onde não faltou o tradicional peixe com batatas fritas (Fish and Chips), o guisado de caça (Poacher’s Pot) ou a sobremesa de whisky irlandesa (Irish Whisky Trifle).
Como aperitivo para o almoço do Reino Unido, os alunos apresentaram um Gin Fizz (gin, sumo de limão açúcar e água gaseificada) ou, como alternativa sem álcool, um Fruit Punch (sumos de limão, laranja e ananás e xarope de groselha).
A sopa de legumes e carneiro (Hotch Potch), com a carne desfiada e os legumes cortados, tinha um gosto saboroso, principalmente porque o caldo usado para fazer a sopa é a água que coze o carneiro.
A entrada era um pudim de bife e rins (Steak and Kidney Pudding) que visualmente estava muito bem elaborado (com flores comestíveis) e que revelou uma massa crocante com uma cor dourada que lhe dava um aspecto apetecível. O recheio também estava bem conseguido.
Para acompanhar a entrada foi servido um Rob Roy (vermon tinto, scotch whisky, angustura bitter e uma cereja).
De seguida veio o famoso peixe com batatas fritas (Fish and Chips), que incluía três pedaços de peixe (perca e corvina, sendo que o terceiro pedaço era picante) e era acompanhado, como manda a tradição, com ervilhas (com um leve e agradável sabor a hortelã). Para beber, podia optar-se por vinho Cerejeira branco de 2012 ou xarope de groselha.
De seguida foi servido o guisado de caça (Poacher’s Pot), com carne de coelho e de perdiz (que estavam muito bem cozinhados e com um sabor agradável) acompanhado com couves, batata cozida e cenoura. O vinho escolhido para acompanhar o guisado foi um Douro Evel, da colheita de 2011.
A sobremesa de whisky (Irish Whisky Trifle) foi muito bem conseguida do ponto de vista estético e em termos gustativos também, sendo acompanhada de licor de whisky com natas batidas.
Para finalizar este almoço britânico podia ainda beber-se chá com leite.
Os alunos foram orientados pelo chef Frederico Ferreira (responsável pela turma de Pastelaria e Cozinha) e Marisa Rosa (docente do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas).
No final do almoço – que serviu ainda para os alunos se mostrarem aos responsáveis dos hotéis Pestana que estavam presentes -, o chef Frederico Ferreira explicou que esta foi a “interpretação que fizemos da ementa britânica”, referindo ainda que, “apesar de alguns percalços relacionados com a falta de tempo, os alunos estiveram bem e apresentaram um menu coerente”.
- publicidade -






























