
Realizou-se, a 18 de Fevereiro, na Casa Adega do Mosteiro, em Salir de Matos, um jantar-convivio de homenagem ao padre Eduardo Gonçalves, que deixou de ser capelão do Centro Hospitalar. Perto de 100 pessoas reuniram-se nesta festa, organizada pela Liga dos Amigos do Hospital e por várias pessoas do CHON.
Antes da refeição realizou-se na igreja de Salir de Matos uma missa celebrada por Eduardo Gonçalves e por Filipe Sousa, prior da localidade e que substituiu o padre Eduardo no Hospital.
“Fiquei muito sensibilizado com o facto de ter aparecido tanta gente…”, contou o padre Eduardo, de 72 anos, acrescentando que apesar de ter sido “um momento de alegria, foi também de tristeza pois já estou com saudades”.
Eduardo Gonçalves não deixará de passar pelo Hospital pois exerceu o cargo de capelão desde 2004 até 2010 “e deixei lá muitos amigos, entre o pessoal e os doentes”. Entretanto, o pároco irá dar apoio no projecto Olha-te, que visa dar apoio a doentes oncológicos.
Manuela Paula, presidente da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar, diz que a iniciativa correu muito bem e teve como objectivo conviver um pouco com o padre Eduardo.
A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar tem neste momento 80 associados de várias idades que fazem voluntariado no hospital, devendo em breve entrar mas gente nova para este grupo. Este ano vão realizar-se acções de formação para os membros da Liga, até porque 2010 é o Ano Europeu do Voluntariado.






























