Esta foi a terceira edição do evento, que trouxe as regatas de volta ao Lago do Parque D. Carlos I, como se faziam nos finais do século XIX.
Entre os participantes há quem venha para ganhar e quem apenas queira dar um passeio divertido no lago. Dos mais novos aos mais velhos, reina um espírito de convívio, de encontro e brincadeira. Há equipas que reúnem a família num barco, mas também participam grupos de amigos, associações e empresas.
Algumas das equipas trabalharam ao nível da imagem, com adereços (como chapéus de marinheiro, bóias ou óculos de mergulho) e nomes criativos (Team Titanic, Os Vai de Vela ou Havemos de Chegar são exemplos) e houve também quem treinasse para a regata nos dias que a antecederam.
Um dos grandes momentos de animação é a saída do cais, onde há sempre confusão, choques e gargalhadas. O facto de os barcos saírem todos em simultâneo acaba por criar grandes dificuldades aos remadores, mas proporciona momentos de diversão aos espectadores.
Para conseguirem sair do cais, e dada a falta de espaço, é ver os participantes a remar com os braços ou com os remos mais ao estilo de uma gôndola.
Entre muitas molhas, depois da confusão inicial o percurso não é complicado, mas este ano havia uma dificuldade acrescida: é que o cisne negro do lago atacava os barcos para proteger o seu ninho. Foi assim logo na primeira eliminatória e também nas meias-finais, causando alguns sustos especialmente aos mais novos.
Tanto à tarde como à noite, muitas pessoas juntaram-se na margem do lago para assistir à regata. Durante o percurso, dentro do barco, ouvem-se gritos de incentivo e gargalhadas de gozo e vêem-se muitos flashes dos telemóveis e das máquinas.
À tarde realizaram-se as cinco eliminatórias com sete participantes cada uma, em que os dois primeiros se apuravam para as meias-finais. Aí existiam duas séries de cinco, onde se voltavam a apurar os dois primeiros para uma final disputada a quatro.
Os Lusitânia Lusitanos venceram a Regata da Gazeta das Caldas e do Museu do Hospital e das Caldas deste ano com uma larga vantagem. Na final, o barco 1, com que a equipa correu, saiu isolado na frente (apesar de ter partido do ponto mais longe) e quando o segundo classificado (Toca dos Láparos) acabou a primeira volta, já o primeiro ia com um quarto do trajecto da segunda concluído.
Ainda o último finalista (Restaurante O Selim) terminava a primeira volta e já o barco verde atracava no cais, numa performance impressionante. Foram duas voltas ao lago em apenas 6 minutos e 43 segundos, batendo o recorde estabelecido no ano anterior em cerca de meio minuto (7m14s).
O júri, responsável por cronometrar os tempos e verificar o cumprimento do regulamento, foi composto por Susana Chust, Flávia Cruz e Mónica Gaspar, da S.I.R. Os Pimpões.
No final foram entregues os prémios da organização, dos patrocinadores e da Câmara aos dez primeiros classificados. À noite, em simultâneo com a regata, havia um videomapping na fachada da Casa dos Barcos.
“Lembrar o Parque há 45 anos”
- publicidade -
Abel Vinagre, proprietário do restaurante O Selim juntou várias gerações da família num barco (o próprio, a filha, o genro e a neta) e disse à Gazeta das Caldas que remar na regata foi “lembrar o parque e o lago há 45 anos, quando passava muito tempo com a namorada, que se tornou mulher, e depois com os filhos, a passear de barco”.
Abel Vinagre considera que “neste momento o parque está a ficar como antigamente, atractivo e convidativo, com as pessoas a regressar depois dos anos de degradação que existiram”.
O proprietário do restaurante deu os “parabéns à Gazeta pela organização deste evento que está a ter uma atracção muito grande”.
Equipas participantes:
Team Balance; Do Lado de CA, Móveis Brandão Ferreira, Clínica AMO, Restaurante O Selim, Patinagem Artística da Casa do Benfica das Caldas, Titanic, Área 51 Cross Training 1, Área51 Cross Training 2, União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, Toca dos Láparos, Montepio Navy, Os de CA, Os Vai de Vela, Fish Girls, Coitadinho do Corcodilo, Área51 Cross Training 3, Os Piruças, Peixinhos de Água Doce, Casa do Povo do Bombarral – Secção de Xadrez, LocalMed, Os Fruta de CA, Marinheiros de Água Doce, Os Patos, Santos Robalinhos, Remax Rainha, Gazeta das Caldas, Náufragos, Óptica do Largo, Museu do Hospital e das Caldas, Lusitânia Lusitanos, Gang das Bóias, Havemos de Chegar, Frutos 2017, Os Pimpões.