Um provável novo recorde do mundo no Canhão da Nazaré

0
568

A Praia do Norte, na Nazaré, esteve novamente nas bocas do mundo na passada segunda-feira. O dia começou com o susto da surfista brasileira, Maya Gabeira, que quase perdeu a vida derrubada por uma onda gigante. Carlos Burle, que a salvou, voltou à água para surfar uma onda que pode ter batido o recorde do mundo de Garret McNamara. O dia foi também positivo para o britânico Andrew Cotton, que conseguiu também apanhar uma onda candidata a recorde do mundo.
Uma maré (swell) gigante chegou à costa da Nazaré na passada segunda-feira, confirmando os anseios de um grupo de surfistas que, juntamente com o norte-americano Garret McNamara, protagonizam o Zon North Canyon Show.
O dia não começou, no entanto, da melhor forma. Eram cerca das 6h15 quando a conceituada big rider brasileira Maya Gabeira conseguiu surfar uma onda gigante. O pior veio depois. Arrastada pelo rebentamento, Maya não conseguiu manter-se à tona de água e foi perdendo força. O compatriota Carlos Burle arriscou o salvamento. Primeiro tentou puxar a compatriota e amiga com uma corda, mas Maya perdeu mesmo os sentidos e ficou submersa. Burle saltou então da mota de água e, lutando contra as ondas, conseguiu tirá-la da água. Maya Gabeira foi reanimada na praia e conduzida ao hospital. Tudo isto foi visto no mundo inteiro já que toda a acção foi filmada desde a terra.
No próprio dia, pelas 14 horas, a surfista confortou os fãs através da sua página de Facebook, confirmando ter uma fractura do perónio direito, ao nível do tornozelo, mas estar a recuperar bem.
Depois de salvar a compatriota, Burle voltou à água e conseguiu apanhar uma onda gigante, que pelas imagens, é candidata a bater o recorde de Garret McNamara no início do ano, que poderá ter atingido os 30 metros. O recorde da maior onda alguma vez surfada foi fixado em 2011 pelo norte-americano, com uma vaga de 21 metros, também na Nazaré.
“Sei que foi uma onda muito grande, segundo o que vejo nas fotos e nas imagens. Dizem que foi igual à do Garrett, mas esta não quebrou, então há uma boa possibilidade de ter batido o recorde”, disse Carlos Burle depois do feito.
No mesmo dia, o britânico Andrew Cotton também conseguiu apanhar uma onda de grandes dimensões. “São definitivamente as maiores ondas que alguma vez vi. Traiçoeiras, desafiantes e definitivamente perigosas”, comentou.
Garret McNamara também esteve na água a apanhar ondas, mas depois do incidente de Maya decidiu ficar apenas no resgate e segurança dos companheiros. Sobre o incidente, disse que Maya “teve sorte, porque normalmente a corrente vai para as rochas, hoje foi na direcção da praia”.
A dimensão dos ‘drops’ só será conhecido em Maio de 2014, por ocasião dos Billabong XXL Awards, considerados os Óscares das ondas gigantes.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -