Gazeta das Caldas foi dar uma volta por alguns dos presépios do concelho das Caldas e apresenta um roteiro de quase 100 quilómetros que demora cerca de três horas a percorrer e que passa por 20 presépios feitos com diversas formas e materiais. Alguns denotam horas de trabalho por parte dos seus autores e reflectem a aposta que cada autarquia faz neste campo.
Começamos, claro, na Praça da Fruta, onde ao topo é colocado há vários anos um presépio branco. Seguimos pela Biblioteca, onde está uma criativa Sagrada Família em tubos de alumínio, e continuamos para o largo Frederico Ferreira Pinto Bastos, onde está outro presépio da S.I.R. Os Pimpões, este com iluminação LED.
Os dois estão inseridos na rota criada este ano pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, que contempla ainda um presépio perto da sede, outro na Praceta Arnaldo Fortes (no Bairro dos Arneiros), e os do Centro Cultural e Recreativo da Serra: um que todos os anos é montado a meia serra, numa cabana e um no miradouro da Estrada Atlântica. Este último foi feito com troncos dos pinheiros que arderam em Outubro do último ano.
Daí seguimos para a Foz do Arelho, onde a um sábado à noite encontramos mais de uma dezena de pessoas a passear entre os bonecos. Este não é um presépio tradicional porque vai além das figuras da Sagrada Família e tem representações dos antigos ofícios e de edifícios emblemáticos da Foz, como a escola, o coreto ou a sede da Junta. Já ocupa o jardim praticamente todo, incluindo as traseiras da Junta.
Da Foz seguimos em direcção aos Vidais, parando no Nadadouro, que no coreto e junto à igreja também tem a sua representação. Nos Vidais encontramos os 12 presépios a concurso e o da Junta de Freguesia, que a cada ano ganha novos elementos.
O concurso “Presépios da Minha Aldeia” é uma iniciativa que “obriga” a conhecer toda a freguesia, uma vez que em cada lugar a associação local é responsável por fazer um presépio. Este ano voltam a haver propostas mais tradicionais e outras mais criativas, com abordagens contemporâneas.
Além destes que foram visitados, há outros presépios no concelho das Caldas. O nosso jornal noticia também, por exemplo, as propostas que estão na igreja no Largo João de Deus e em São Gregório.
Um passeio pelos presépios do concelho das Caldas
- publicidade -






































