Um novo grafismo na Gazeta

0
653

1-paginaPrometemos na nossa edição do 89º aniversário no início de Outubro passado que iríamos realizar várias mudanças na Gazeta das Caldas ao longo deste ano em que completa as nove décadas.

Para além das obras que permitiram dar uma face nova às nossas instalações, agora fazemos a mesma mudança da cara e corpo do próprio jornal. É esta melhoria que hoje apresentamos.

Respeitando e assumindo, sem medo, a nossa tradição, esta mudança não é apenas “cosmética”, mas regista-se, principalmente, na estrutura de navegação, mais visivelmente, nos novos cabeçalhos de página e no código de cores que situam e guiam o leitor ao longo do jornal.
Na verdade, mais do que um redesenho, o que foi feito foi uma actualização estrutural do jornal e a criação de um conjunto de normas e regras de apresentação da informação.
Por exemplo, na Agenda Cultural, para além da sua nova apresentação, aparece agora a fechar a secção cultural, uma página de consulta e não de leitura.
Pode-se considerar o design de um jornal como uma espécie de kit de montagem. Por isso, criámos um conjunto de elementos que vão ser reorganizados num número infinito de maneiras, mas tentando sempre manter e transmitir uma personalidade coerente e uma voz reconhecível.

- publicidade -

E foi isso que foi feito, num projecto muito interessante desenvolvido designer caldense João Caetano que convidámos para fazer este trabalho.

Gazeta das Caldas agradece-lhe o trabalho, o empenho e a qualidade que colocou nas suas propostas, cabendo aos leitores a última palavra.

Mas as alterações não ficam por aqui. A partir desta semana o nosso espaço de opinião é enriquecido com seis novos cronistas que trissemanalmente escreverão nas nossas colunas. Jaime Neto, José Carlos Faria, José Rafael Nascimento, Jorge Varela, Lino Romão e Rui Gonçalves são os nossos convidados para problematizar e polemizar a cidade e a região, que cobrirão desejavelmente o espectro político local.

 

 

 

- publicidade -