O Ascensor da Nazaré transportou no último ano mais de um milhão de passageiros, num aumento de 35% em cinco anos: em 2014 foram 657 mil pessoas que viajaram por este meio. No mesmo período só num ano é que o número de passageiros transportados não subiu: foi em 2018, que se registou uma quebra a rondar os 2%.
Segundo o presidente da Câmara, Walter Chicharro, “a promoção internacional do concelho e a maior eficácia” do equipamento são as principais razões do exponencial aumento de entradas. “Todos estes argumentos juntos comprovam que somos, cada vez mais, uma marca global e uma das marcas nacionais mais reconhecidas internacionalmente”, sublinha o autarca.
Os dados foram revelados pelos Serviços Municipalizados da Nazaré e a autarquia destaca que “este é um dos meios de transporte por cabo existentes no país com maior utilização”. “Ter a informação do IMT que o Ascensor da Nazaré bate Santa Justa e Guindais, deixa-nos imensamente satisfeitos”, nota o chefe do executivo municipal.
A autarquia lembra ainda que este postal de promoção internacional, com mais de 100 anos, tem vindo a ser alvo de várias obras e intervenções, nomeadamente para a recuperação da linha aérea e linha térrea e para o aumento do conforto do serviço.
Ainda este ano deverão ocorrer novos investimentos da Câmara, nomeadamente no sistema de comando, que deverá ser alterado.
O Ascensor da Nazaré foi inaugurado a 28 de Julho de 1889 e as primeiras carruagens era movidas a vapor.
Um milhão de passageiros no Ascensor da Nazaré em 2019
- publicidade -






























