Início Sociedade Um milhão de euros para reciclar garrafas de plástico

Um milhão de euros para reciclar garrafas de plástico

0
Um milhão de euros para reciclar garrafas de plástico

O projecto Oeste+Recicla tem uma missão simples: que se reciclem garrafas de bebidas não reutilizáveis. “Tem por base a implementação de um sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas não reutilizáveis que irá potenciar o aumento da taxa de reciclagem” das mesmas.

Segundo a OesteCIM, que é a promotora do projecto “o sistema de incentivo consiste na atribuição de um prémio ao consumidor final pela devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis, com vista a garantir o seu encaminhamento para reciclagem e a produção de reciclado de elevada qualidade, compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados”, numa lógica de economia circular.

O projeto tem uma duração prevista de execução de 18 meses e um orçamento global a rondar o milhão de euros, sendo que conta com uma comparticipação de financiamento no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021, cujo slogan é “Working together for a green and competitive Europe”. A comparticipação é de 90% do investimento, que corresponde a praticamente 900 mil euros.

A OesteCIM terá como Parceiro a empresa norueguesa Empower, “que já realizou limpezas-piloto em 16 países e limpou mais de 70 toneladas de resíduos plásticos” e que “foi seleccionada como uma das 10 soluções mais inovadoras em desafiar o desperdício de plástico numa competição realizada pela Comissão Europeia em 2019”.

A comunidade intermunicipal explica também que “através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia” e que “como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants”.

Este mecanismo tem como objectivo “reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários” e para o período entre 2014 e 2021 contou com uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.