O restaurante Afinidades iniciou a 15 de Novembro o ciclo de eventos relacionado com Rafael Bordalo Pinheiro. A rainha da festa do primeiro jantar foi a cerveja artesanal com o nome do artista, que é feita nas Caldas e foi dada a provar aos 40 convivas que se reuniram para degustar uma ementa inspirada no universo bordaliano.
A esplanada do Afinidades estava transformada em espaço de degustação. “Não quer provar esta? É um pouco mais leve e com aroma frutado…”, diziam a quem chegava Pedro Azevedo e Paulo Bastos, dois dos quatro produtores da cerveja Bordallo presentes na iniciativa temática do restaurante. Entre as quatro variedades de cerveja havia segmentos para todos os gostos: com mais corpo, mais álcool, ao estilo belga, ou a preta que contém cereais torrados.
A partilha decorre com boa disposição, à medida que vão chegando os clientes para jantar. Pelo terceiro ano consecutivo, a marca Bordallo aposta numa nova mistura, propícia para esta época, “altura em que cometemos excessos”, disse Pedro Azevedo. E se “exageramos em tudo, porque não também na cerveja?”, acrescentou o produtor que diz que a bebida, feita de propósito para o Natal tem muito mais álcool e maior concentração de cereais. A nova bebida promete agradar a quem gosta de cerveja forte, mas Pedro Azevedo explica que quem a deixar repousar “vai ter uma agradável surpresa”. A cerveja artesanal é como o vinho pois fica melhor com a acção do tempo, diz o produtor.
Durante o jantar, a Bordallo voltou a surgir. Os comensais saborearam Paciência, uma das variedades que harmonizou com o prato de Carne de Porco Bísaro com Castanhas e Enchidos. “É a nossa best-seller”, disse o responsável sobre a variedade, servida com o segundo prato. “Conseguimos o casamento perfeito entre o amargo e frutado da cerveja com os sabores da carne e, sobretudo, dos enchidos”, sublinhou.
A ementa teve início com uma sopa de peixe e mexilhões, seguida por um prato de Enguias Fritas de Escabeche, que foi acompanhado pelo vinho branco Quinta da Várzea (Bombarral).
A sobremesa Pastel Bordalo, com gelado de mel e alecrim e Pêra Rocha do Oeste, harmonizou com Espumante Confraria Bruto (Vermelha-Cadaval).
O menu foi baseado em receitas dos Makavenkos, grupo gastronómico-filantrópico ao qual pertenceu Bordalo Pinheiro e outras ilustres personagens do séc. XIX como Francisco Almeida Grandela, Machado dos Santos ou Miguel Bombarda.
O Afinidades vai continuar a apostar nos eventos culturais. O próximo, ainda sobre temática bordaliana, terá lugar em Janeiro.































