Gazeta das Caldas dá-lhe esta semana a conhecer quase duas dezenas de locais onde poderá mergulhar e apanhar sol no concelho de Peniche. Entre eles, há nove praias que são vigiadas e algumas que são quase desertas. O que também não falta são as ondas perfeitas para os surfistas.
Depois de na semana passada termos descido da Praia do Norte à Praia d’El Rey, desta vez partimos desse ponto até à Consolação. Uma das grandes vantagens de Peniche é que tem praias viradas para quase todas as direcções e, por isso, se não estiver bom numa, pode-se sempre mudar para outra. A banhos encontrámos milhares de pessoas.
Praias de Peniche
1 de 20
Estas são as primeiras praias que encontramos na estrada de terra batida em que parámos na última semana, logo a seguir à Praia d’el Rey. Estas três não são vigiadas e não têm apoios de praia, mas são bastante apreciadas por quem prefere o sossego e pelos surfistas. O estacionamento não é complicado porque também não são muito frequentadas.
Na Almagreira já encontramos mais pessoas, especialmente surfistas. Também aqui não há serviços e o acesso, de carro, não é o melhor. Ainda assim, o estacionamento é relativamente fácil. Neste local, onde esteve prevista a construção de uma central nuclear nos anos 70 do século passado, está instalada no fundo do mar uma tecnologia que pretende gerar energia através da força das ondas.
Gazeta das Caldas - Almagreira
A praia de Pedras Muitas cola com a parte Norte do Baleal. Esta é daquelas quase desertas, com poucos banhistas. O nome descreve factualmente aquilo que se encontra: muitas pedras. Também não existem aqui nenhuns apoios de praia, mas é um bom local para o descanso.
Gazeta das Caldas - Pedras Muitas
O Baleal dispensa apresentações, seja a parte Norte, Sul ou a do campismo. Aqui não faltam serviços, como cafés, restaurantes e barracas de praia, e a acessibilidade é boa. O estacionamento é provavelmente o maior handicap, porque esta é uma das praias mais famosas e mais frequentadas do Oeste. Os surfistas adoram as ondas deste lado do Baleal, que tem bandeira azul.
Gazeta das Caldas - Baleal Norte
A estrada que faz a ligação à península do Baleal é o que separa a praia da parte Norte da praia da parte Sul. Também esta é vigiada e também aqui não falta oferta de serviços. A vastidão do areal e o facto de o mar ser mais calmo deste lado são os principais motivos que levam centenas de pessoas a optar por este lado do Baleal, que também foi galardoado com a bandeira azul.
Gazeta das Caldas - Baleal Sul
Na Ilha do Baleal encontramos uma pequena praia perto da Ermida de Santo Estêvão. Chama-se praia dos Barcos, porque é um porto natural para várias embarcações. Não tem vigilância nem serviços de praia, mas é uma opção para um mergulho. O estacionamento não é fácil aqui.
Gazeta das Caldas - Praia dos Barcos na Ilha do Baleal
Nesta praia nem sempre é fácil estacionar, até porque muita gente a procura. Quando chegamos à praia encontramos um vasto areal, com nadadores salvadores e vários serviços. Esta é a praia do Baleal que fica mais a Sul. Aqui as ondas também são um atractivo para os desportos náuticos.
Gazeta das Caldas - Baleal Campismo
Um pouco mais à frente encontramos a praia de Peniche de Cima, perto da rotunda à entrada da cidade. O grande areal recebe algumas pessoas que aproveitam esta zona para ir a banhos. A praia é vigiada e tem serviços próximos. Apesar de ter um grande estacionamento, nem sempre é fácil encontrar um lugar.
Gazeta das Caldas - Peniche de Cima
Esta é uma daquelas praias também é vigiada, tem bandeira azul e apoios. O seu areal, já próximo de um supermercado, garante que mesmo que não tenha tudo, tem um sítio próximo para comprar o que faltar. O único problema é que nem sempre o cheiro é muito agradável, uma vez que se localiza próximo de uma grande fábrica de conservas. O estacionamento é razoável.
Gazeta das Caldas - Gambôa
A praia do Quebrado é um local que também permite mandar um mergulho, mas a areia é escassa e na maré alta é engolida pela água. Também devido ao pequeno tamanho do areal, a praia recebe pouca gente. A maioria aproveita o café próximo para ver as vistas e relaxar.
Gazeta das Caldas - Quebrado
A praia do Portinho da Areia Norte estava praticamente vazia, até porque a água estava com bastantes algas. Ainda assim, trata-se de um pequeno areal, quase selvagem, sem serviços próximos e sem nadador salvador. É uma boa opção para os banhos de sol sossegados e é um local que está ligado à História, através do naufrágio do navio de guerra espanhol, San Pedro de Alcântara, em 1786. Bem perto é possível apreciar a península rochosa da Papôa.
Gazeta das Caldas - Portinho da Areia Norte
Já no Portinho da Areia Sul o cenário é diferente, com uma água calma e cujos tons de azul claro não deixam ninguém indiferente.
Este pequeno paraíso atrai muitas pessoas e percebe-se porquê. O acesso é bom, tem estacionamento e casas de banho. Apesar de o apoio de praia se encontrar encerrado, havia uma barraca de venda de gelados no areal.
O pontão é também um bom local para um passeio a pé ou de bicicleta.
Gazeta das Caldas - Portinho da Areia Sul
Este é um pequeno destino, cujo acesso não é fácil. Fica por baixo de uma marisqueira e é, geralmente, sossegada especialmente devido à dificuldade em chegar à água. Por isso, não é difícil estacionar. A Camaroa não é vigiada e, além da marisqueira, não tem serviços próximos.
Gazeta das Caldas - Camaroa
O Molho Leste é das praias mais conhecidas e das mais concorridas de Peniche. Ao lado do local onde o rio de São Domingos encontra o Oceano Atlântico, centenas de pessoas aproveitam o sol. Este é um dos pontos preferidos dos surfistas. Para os banhistas oferece algumas vantagens: é vigiado e tem um apoio de praia, além disso, tem um estacionamento razoável.
Gazeta das Caldas - Molho Leste
É considerada uma Meca para os surfistas e também não ganhou o seu nome por acaso. É que é nos Supertubos que se encontram os melhores “tubos” para o surf, facto que levou a que tenha sido este o local escolhido para as etapas do campeonato do mundo da modalidade. Para os banhistas os prós são principalmente o facto de ter vigilância, bandeira azul e alguns serviços.
GAzeta das Caldas - Medão-Supertubos
Na Consolação não faltam serviços. A praia é vigiada, tem barracas e outros apoios. A bandeira azul e o grande areal, que liga com o Medão e que vai até ao promontório onde se situa o Forte, são outros atractivos desta praia, que está bem servida em termos de estacionamento.
Gazeta das Caldas - Consolação
- publicidade -































