Um exercício de cidadania nas margens da Lagoa

0
611
notícias das Caldas
Voluntários anónimos juntaram-se nesta campanha de recolha de lixo

Algumas dezenas de pessoas participaram numa recolha de lixo nas margens da Lagoa de Óbidos, na Foz do Arelho, no passado domingo, 20 de Março, organizada espontaneamente para assinalar um ano da iniciativa Limpar Portugal.
Filomena Franco, que tinha participado na campanha de limpeza em 2010, decidiu convidar alguns amigos e amigas para apanharem o lixo junto à Lagoa.
“Ao longo do ano, sempre que faço caminhadas neste percurso faço questão de apanhar o lixo que encontro pois é algo que me incomoda muito”, referiu a caldense.

Há duas semanas contactou as entidades locais para pedir apoio e entretanto começou a enviar emails a convidar algumas pessoas para colaborarem nesta limpeza.
A Câmara das Caldas e o Turismo do Oeste cederam 140 sacos para a recolha e um elemento da campanha Limpar Portugal arranjou as luvas de protecção.
Ao início da manhã de domingo começaram a limpeza, a partir da zona do parque de estacionamento do Penedo Furado, à qual se foram juntando pessoas. “Vão e vêm, mas já passaram por aqui cerca de 40 voluntários”, referiu Filomena Franco.
À uma da tarde já tinham percorrido cerca de dois quilómetros nas margens da Lagoa, tendo recolhido vários quilos de lixo que encheram todos os sacos disponíveis. “Há muito lixo que vem da Lagoa e do mar, mas parece que há pessoas que fazem aqui caminhadas e atiram fora o lixo para as margens”, lamentou a organizadora.

- publicidade -