Perto de 200 pessoas participaram no jantar do Rotary Club das Caldas que distinguiu o gerente do café Maratona, José Elói do Vale, como profissional do ano, e o funcionário da Câmara, João Santos, pela sua carreira profissional.
Na cerimónia, que decorreu a 23 de Janeiro, no restaurante A Lareira, foi enaltecido o trabalho realizado e as qualidades humanas dos homenageados.

“É uma honra enorme, num concelho com milhares de empresas, elegerem-me”. As palavras foram proferidas pelo empresário José Elói após receber das mãos do presidente do club caldense, Joaquim Monteiro, a distinção de profissional do ano. O sócio-gerente do Maratona destacou que não trabalha sozinho, e que é o “maestro” de uma grande equipa, dirigindo-se aos seus 28 funcionários, a maioria deles presentes na sala.
José Elói partilhou o amor que sente pelo que faz e realçou que o ser humano passa a maior parte da sua vida a trabalhar. Por isso, se não se gosta do que se faz, “é demasiado doloroso”. Criativo por natureza, o empresário dinamizou entre 1997 e 2005 a Antidote Productions e o colectivo Vídeo House Stars, ligados à produção de eventos, vídeo jamming projecção, conteúdos e videoclips. Estes projectos proporcionaram-lhe participações e residências nos maiores clubes e festivais de Verão nacionais.
A transposição desse trabalho criativo para o Maratona, faz dele a referência que é na cidade. O empresário realça que o segredo é “não parar e investir no que acreditamos” para que as coisas aconteçam. Depois das obras que transformaram a antiga sala de jogos em restaurante, estão a decorrer as da esplanada, que espera poder abrir dentro de poucas semanas.
Para o Verão deste ano tem previsto abrir um outro conceito de restauração numa zona balnear da região, escusando-se a dizer ainda o local previsto. “O nosso desejo não é replicar Maratonas, mas criar novos conceitos”, disse, acrescentando que o restaurante caldense teve um papel importante no sentido de reeducar as pessoas na parte da gastronomia, ao mostrar-lhes coisas novas.
José Eloi deixou ainda um agradecimento a todos os clientes pois são eles que “sustentam” o seu sonho.
“Verdadeiro apóstolo do servir os outros”

João Santos, funcionário da autarquia caldense há 42 anos, foi apresentado como um homem que, não sendo rotário, pratica os ideais rotários: “dar de si antes de pensar em si”. A prova dessa dedicação do funcionário público foi a presença de muitos dos seus colegas e ex-colegas de trabalho, amigos e dos três presidentes de Câmara com quem trabalhou: Lalanda Ribeiro, Fernando Costa e Tinta Ferreira.
O também seu amigo, António Marques, referiu-se ao homenageado como um exemplo de humildade, de perseverança, solidariedade e de amizade sem limites. A sua capacidade de trabalho, lealdade institucional e pessoal e dignidade cívica foram outros dos atributos mencionados por António Marques, que o caracterizou como um “verdadeiro apóstolo do servir os outros”.
Resumindo em três palavras o perfil do homenageado, António Marques disse tratar-se de um “ser humano íntegro”.
João Santos agradeceu o gesto dos rotários, apesar de “não encontrar razão que o justifique”, disse. O homenageado lembrou que dos 42 anos que tem de administração local, os primeiros 28 foram passados no sector das obras, até que foi convidado pelo então presidente, Fernando Costa, para o secretariar. Funções que continua a manter com o actual presidente, Tinta Ferreira.
Reforma Adiada
Actualmente com 66 anos, João Santos recordou que há uns anos tratou dos papéis para a reforma antecipada, mas que acabou por anular o processo, pois percebeu que ainda não estava preparado para se “encostar às boxes”.
O ex-presidente da Câmara, Fernando Costa, destacou a “seriedade” do seu antigo funcionário e recordou que o foi buscar para secretário mesmo sabendo que ele era simpatizante da CDU. “Ele sabe tudo da minha vida, desde as finanças à vida pessoal, porque é sério”, disse, acrescentando que foi o seu braço direito na Câmara nos últimos 14 anos.
O candidato pelo PSD à Câmara de Leiria, ainda brincou que levaria João Santos consigo para a capital de distrito e lamentou que a administração pública “não esteja servida com mais homens com a seriedade, lealdade e competência”.
“Feliz escolha dos homenageados”
As qualidades de João Santos também foram enaltecidas pelo actual presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro. “São pessoas como estas, João Santos e José Elói, que fazem das Caldas um concelho onde dá gosto viver”, disse.
A elevada afluência de pessoas ao jantar mereceu o reparo do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que também destacou a “feliz” escolha dos homenageados. O autarca referiu-se ao seu secretário como uma pessoa polivalente e muito eficaz e realçou que enquanto ele “quiser exercer estas funções, e a lei o permitir, não nos escapa”.
Dirigindo-se ao empresário José Elói, destacou a criatividade que imprimiu ao Maratona, que é hoje um espaço de referência na cidade.
Na cerimónia o past-governador Miguel Real Mendes homenageou o seu governador assistente (o rotário caldense Luíz Gomes) e o anterior presidente do clube caldense, Rui Rodrigues.
O jantar de homenagem, que durou mais de quatro horas, contou com a presença de rotários dos clubes de Torres Vedras, Almeirim, Bombarral, Benedita, Alcobaça, Setúbal e Lisboa-Benfica, e com a animação musical de Melanie Russo.































