O Parque e a Mata nas mãos dos caldenses
A Gazeta de 8 de Janeiro destaca as comemorações do novo ano na Praça Fruta, dando conta das muitas centenas de pessoas ali presentes, muitas das quais ali abriram as garrafas de espumante, tendo assistido ao fogo de artifício.
É também noticiado que desde o dia 1 de Janeiro a gestão do Parque e da Mata tinham passado formalmente para a União de Freguesias. Vítor Marques tem direito a uma página nas interiores para contar os seus projectos para estes espaços. Projecto que, no geral, foram cumpridos e que levaram, tal como anunciou na altura, a que fossem mas vivenciados pelos caldenses e visitantes.
Na secção de Vida Política a grande notícia é que tinha havido um grande consenso entre todos os partidos da Assembleia Municipal para reunir numa só entidade a Culturcaldas, ADIO e ADJ (que gerem, respectivamente, o Centro de Juventude, pavilhão da Expoeste e CCC). O objectivo era rentabilizar recursos e optimizar o funcionamento destes equipamentos que dependem da Câmara. Esta, noticiava-se então, iria reunir com todos para dar sequência aquela deliberação. Um ano depois, nada foi feito.
Na primeira página notícia ainda da visita do candidato do PCP à Presidência da República. É verdade! Nessa altura vivia-se a campanha eleitoral e todas as semanas havia um candidato a visitar as Caldas da Rainha.
Nesta edição é ainda noticiado que a Vila Natal fora visitada por 150 mil pessoas, que Óbidos iria comemorar o seu feriado com a inauguração de um pavilhão gimnodesportivo e que Caldas da Rainha integrava (com Amadora) um estudo internacional patrocinado pela UE sobre o combate ao desemprego jovem.
Mais notícias da passagem de ano: na Foz do Arelho, devido ao mau estado do mar, os convivas do primeiro mergulha do ano tiveram de o fazer na lagoa. E o concerto de Ano Novo no CCC, teve 200 participantes em palco. C.C.
A meia modernização da linha do Oeste
A primeira página da edição de 19 de Fevereiro dá conta que o governo pretende modernizar metade da linha do Oeste. O plano de investimentos ferroviários, no valor de 2,7 mil milhões de euros contempla 106,8 milhões para electrificar o troço Meleças – Caldas da Rainha, deixando metade da linha, entre Caldas e Louriçal, como uma “ilha” na rede ferroviária nacional onde só poderão circular comboios a diesel.
Nessa semana a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, visita as Caldas da Rainha para inaugurar o Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta, mas traz uma má notícia: o Oeste não voltará a ser região de turismo autónoma e continuará a integrar o Turismo do Centro.
Passos Coelho, na oposição desde a tomada de posse da “geringonça” dois meses antes, é notícia na primeira página da Gazeta das Caldas, que anuncia a sua vinda ao CCC para participar no primeiro congresso de autarcas do distrito de Leiria.
Também no CCC, por esta altura é apresentado um espectáculo de David Fonseca, que arrancou aplausos e gargalhadas da assistência. As páginas de Vida Cultural relatam também que obras de arte de Óbidos estão a ser restauradas em Tomar e que uma artista plástica americana esteve na fábrica Bordalo Pinheiro para criar peças sobre a mulher portuguesa.
No desporto o Caldas foi empatar à Sertã num jogo sem golos e o AE Óbidos também empatou, neste caso com o Beneditense, mas dois golos para cada equipa. C.C.
A promessa falhada do ministro da Saúde
Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, vem às Caldas e promete voltar nove meses depois para inaugurar as “novas” urgências do hospital. A notícia em destaque da Gazeta de 11 de Março diz ainda que o governante anunciou que o CHO iria passar a ser uma Entidade Pública Empresarial (EPE).
O objectivo da visita foi dar posse ao novo Conselho de Administração do CHO, agora presidido por Ana Paula Harfouche. Ela própria, à margem da cerimónia, declara à Gazeta das Caldas que o serviço de Psiquiatria iria regressar às Caldas da Rainha.
Ainda na primeira página, a notícia triste da morte de Ferreira da Silva, que deixa nas Caldas marcas indeléveis com os muitos trabalhos que realizou.
É também noticiado que no domingo seguinte se realizariam as comemorações do 40º aniversário do levantamento popular de Ferrel contra a construção de uma central nuclear.
Juntar seis municípios do Oeste para organizarem em conjunto um Mês da Juventude é noticiado nas interiores. O programa, publicado na íntegra, é ambicioso, mas a sua realização, entre 4 e 8 de Abril, esteve longe de ser um êxito.
Na Vida Politica conta-se a história de Anabela Adónis, deputada municipal em Óbidos eleita pelo PSD e chefe de gabinete de um secretário de Estado do governo PS. Ao lado, noticia-se que Hugo Oliveira é reeleito presidente da concelhia caldense do PSD e que a sua prioridade é preparar as autárquicas de 2017 para reeleger Tinta Ferreira. C.C.
Os falos das Caldas e a polémica que se sucedeu
Os estudantes da ESAD chamaram-lhes sardas em vez de faltos e organizaram um concurso para escolher as mais originais. As quatro mais premiadas saíram na primeira página da Gazeta e uma delas – a que representava uma Nossa Senhora das Aflitas – deu polémica, sobretudo nas redes sociais.
Ao lado, na mesma primeira página, uma outra brincadeira: o desmentido da notícia do 1º de Abril que, na semana anterior, titulava que a oposição caldense tinha convidado António José Seguro para candidato a presidente das Caldas. Até houver televisões e jornais nacionais, excitados com a notícia, a ligar para a Gazeta das Caldas.
Um outro destaque aborda questões mais sérias. A empresa Barros & Moreira, fundada em 1997, é um projecto empresarial de sucesso na Zona Industrial de Óbidos (Alto das Gaeiras) e o jornal anuncia que esta fizera um investimento de 4 milhões de euros. Em 2015 a empresa facturara 10 milhões de euros, dos quais mais de um terço para exportação.
Na mesma edição é notícia a visita de deputadas do PS à Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro que foram confrontadas com o descontentamento da comunidade escolar com a criação do agrupamento homónimo (que inclui o antigo Agrupamento de Escolas de Santa Catarina). Oito meses mais tarde seria envido ao governo um abaixo assinado, subscrito por 304 pessoas a contestar a continuidade do agrupamento.
Em 8 de Abril é também notícia que Caldas e Óbidos integram os 12 municípios da Rede Nacional de Cidades Criativas e que no CCC iria ser exibido o filme “Pára-me de repente o pensamento”, de Jorge Pelicano.
Três dias antes tinha sido inaugurada nas Caldas a Rota Ferreira da Silva, com o artista ainda vivo, a receber cumprimentos e elogios de muitas dezenas de pessoas que assistiram à cerimónia no Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta.
Nas Gaeiras os bombeiros de Óbidos comemoram 89 anos e aproveitaram a celebração para pedir mais apoios e incentivos para a corporação e seus voluntários. Também neste concelho é notícia que uma réplica da escultura Ut Christus Ecclesiam Amavit, entregue dois anos antes ao Papa Francisco, tinha sido oferecida à capela de A-da-Gorda. O seu autor é o escultor Carlos Oliveira.
Nas Caldas, no CCC, anuncia-se que Caldas da Rainha vai ser a capital da cutelaria artesanal, num evento que viria a realizar-se em Julho.
No Desporto o Caldas tinha vencido o Sertanense por duas bolas a uma, o que foi decisivo para que a equipa caldense se mantivesse no Campeonato de Portugal. C.C.
A “coragem” das Caldas ao ficar com o património termal
Maio é mês de festas na cidade. A edição de 20 de Maio dedica sete páginas às comemorações do feriado municipal, dando destaque à presença do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, que elogiou a “coragem” da Câmara ao ficar com a gestão do património termal.
Os cidadãos mostraram-se satisfeitos com a concretização do Orçamento Participativo, marcando presença na visita que ocorreu a 14 de Maio aos projectos já concretizados. Um dos mais bem sucedidos foi o primeiro a ser aprovado, em 2013 – as Hortas Urbanas -, que começaram a ser cultivadas em inícios de Junho.
A primeira página da edição dava ainda conta do arranque do certame Oeste Lusitano, no Parque, que se tem destacado pela qualidade dos seus espectáculos.
Nas ocorrências policiais dava-se conta da turista brasileira que caiu das muralhas do castelo de Óbidos e ficou ferida com gravidade. Um acidente que aconteceu no mesmo local onde cinco anos antes, um homem, também brasileiro, perdeu a vida.
A empresa Schaeffler recebeu, a 16 de Maio, a visita do presidente do PSD, Passos Coelho, que aproveitou a oportunidade para mostrar como este caso de sucesso ao nível do investimento estratégico contrasta com a estratégia do governo PS. À porta da empresa o ex-governante tinha à espera um grupo de professores e encarregados e educação dos colégios privados, que lhe entregou uma carta a pedir apoio na questão dos contratos de associação entre o Estado e as escolas privadas.
Do CCC chegaram boas notícias nesta edição. A CulturCaldas, associação que gere este centro cultural, apresentou um saldo positivo de 49 mil euros referentes ao exercício de 2015, superando os resultados dos dois últimos exercícios. Nesse ano o CCC teve mais espectáculos e eventos, mas menos visitantes, mantendo-se o número na casa dos 51 mil.
A Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Leiria homenagearam o Caldas no seu centenário. Cerca de 300 sócios e amigos do Caldas SC juntaram-se à mesa para assinalar a data, foram distinguidos os associados pela antiguidade e distribuídos prémios a quem completou a caderneta de cromos do clube.
Também o Caldas Late Night foi notícia na edição de 20 de Maio. A 20º edição do evento organizado por alunos da escola de artes caldense tem como particularidade o registo da própria marca, de modo a que o CLN continue associado aos alunos da ESAD e à cidade. F.F.
O século XVIII na primeira página
Parece um cenário de um filme. A corte de D. João V está nas Caldas da Rainha, ao cimo do velho Rossio (hoje Praça da República), destacando-se a figura imponente do Marquês de Pombal que, na verdade, é o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, trajado a rigor.
O “filme” é apenas a actividade de final de ano lectivo realizada pelo Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. A recreação histórica – de que a Gazeta das Caldas fez reportagem nas centrais – teve um enorme êxito e foi amplamente divulgada com milhares de imagens partilhadas nas redes sociais.
Nessa semana uma boa notícia: os doentes oncológicos podem voltar a ser tratados no hospital das Caldas, terminando assim um período em que foram obrigados a deslocar-se a Torres Vedras devido a um problema com a preparação de citotóxicos na farmácia da unidade hospitalar caldense. A solução passou por transportar os complexos medicamentos de Torres para as Caldas.
Na Foz do Arelho realizara-se na semana anterior um festival de marisco que não correu muito bem. Registaram-se 15 intoxicações e o delegado de saúde suspendeu o evento no último dia. A organização esteve à altura: não fugiu, procurou saber o que aconteceu e informou a população.
Neste edição foi também notícia de primeira página o efeito que a visita do Papa Francisco está a ter na hotelaria da região. A procura disparou e os preços também, estando praticamente tudo cheio na região Centro durante a semana do 13 de Maio.
E outra boa notícia: os municípios do Oeste são, a nível nacional, dos que pagam mais depressa aos fornecedores. Alcobaça (25º melhor do país) está no topo do ranking oestino, mas mesmo Caldas e Óbidos (que ocupam, respectivamente, o 113º e 120º lugares) estão bem classificados. Pela negativa destaca-se a Nazaré (307º) que é um dos municípios mais lentos a pagar.
Nessa semana, a rubrica Re-encontro, que nesta altura já começava a ser um êxito entre os leitores da Gazeta, trazia a história, contada na primeira pessoa, de Augusto Verdasca, o homem do táxi. C.C.
Somos campeões europeus
Ainda se lembra que Portugal ganhou o Campeonato Europeu de Futebol? É. As alegrias são efémeras. Mas foi há menos de seis meses que milhares de caldenses festejaram no largo da Rainha, com enorme, júbilo, a vitória de Portugal frente à França, por 1 – 0, na final do Euro 2016. E é isso que a Gazeta das Caldas destaca na sua primeira página.
Mas é também nesta edição que aparece a primeira notícia de uma triste novela que parece vir a arrastar-se – o buraco nas contas da Junta de Freguesia da Foz do Arelho. Nas ditas há 30 mil euros mal explicados ou por explicar, há procedimentos irregulares, há cheques passados sem se saber onde pára o dinheiro. Por tudo isso, a Assembleia de Freguesia deliberou por unanimidade fazer uma auditoria às contas da junta.
A secretária de Estado do Turismo esteve nas Caldas, visitou a rota bordaliana e admitiu que poderia haver financiamentos da sua tutela para o património termal caldense. Na altura não confirmou, mas ficou-se depois a saber que os Pavilhões do Parque faziam parte de uma lista de 30 monumentos nacionais que iriam receber fundos comunitários para a sua recuperação.
Nesta semana ainda a notícia de um comboio passou pela passagem de nível do Campo com as cancelas abertas. Alguém falhou. Mas, felizmente, não aconteceu nenhuma tragédia. Esta é a única passagem de nível em toda a linha do Oeste que não está automatizada.
Na política, apesar de já se estar em pleno Verão, ainda há notícias: o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, virá à festa que a organização local daquele partido costuma organizar na Foz do Arelho junto ao Penedo Furado.
Nas interiores Joaquim Montez, ex-motorista da Auto-Penafiel, é o homem do Re-encontro da semana. Conta-se também a história de José Coimbra, um militar apaixonado pelos vinhos, e também uma outra história – a do Café Pardal, um estabelecimento minúsculo na rua Raul Proença, que já conta com …57 anos!
Na Página Cultural o destaque vai para a fábrica Bordallo Pinheiro que apresentou mais uma tranche de novas “sardinhas fresquinhas”. A colecção já ia nas 60 sardinhas em cerâmica e com um êxito consolidado em termos de vendas.
No Correio dos Leitores há queixas por a estação de Óbidos não ter água nem casa de banho e por não haver limpeza no areal da Foz do Arelho.
A secção de Desporto abre com uma grande notícia: cerca de 800 pessoas participaram na maior maratona Cidade das Caldas da Rainha. Foi um recorde. C.C.
O empreendimento falido de Óbidos que faz estragos
A primeira página dá destaque ao empreendimento Falésia D’El Rey, que apesar de estar insolvente tinha já naquela altura praticamente concluídas as obras de infraestruturação. Uma obra polémica, sobretudo pela destruição do coberto vegetal naquela zona do concelho de Óbidos.
A manchete desta edição, porém, é dedicada ao regresso da Feira da Fruta ao Parque D. Carlos I. Os dez dias seguintes foram de muita animação no Parque, com exposições, mostras tecnológicas, maquinaria, workshops, showcooking, visitas guiadas a explorações e até um Pokémon Lounge para responder à febre provocada pelo jogo Pókemon Go.
Na última página merece destaque o regresso das projecções de cinema ao La Vie, com um novo promotor, a Cineplace.
Estamos em pleno Verão e ao folhear o jornal percebemos que um pouco por todo o lado existe entretenimento para quem está de férias. Enquanto a feira do 15 de Agosto continua a ter poucos clientes, as tasquinhas da Festa de Verão chegam ao fim nas Caldas com promessas de melhorias ao nível da climatização e de construção de 20 cozinhas fixas, já para o evento de 2017. Na Foz do Arelho realiza-se um mercado na praia e há animação pais e filhos. Aljubarrota recua alguns séculos e vive os tempos da célebre batalha na qual os portugueses, em clara desvantagem numérica, derrotaram os castelhanos.
Na cultura é notícia a soprano caldense Rita Marques, que aos 26 anos dá cartas a nível global. Ia começar a frequentar o Centre de Perfeccionament Plácido Domingo, em Valência, uma referência no mundo da ópera.
No desporto, o Caldas SC terminava uma campanha de pré-temporada sem qualquer derrota sofrida, o que perspectivava uma nova época promissora. Já Jorge Serrazina, de 60 anos, dava uma entrevista à Gazeta depois de ter feito a grande travessia dos Pirinéus. Mais de 850 quilómetros percorridos a pé durante 366 horas. J.R.
A Feira dos Frutos voltou ao Parque
Este foi também o ano em que a Feira dos Frutos voltou ao Parque D. Carlos I. Tal facto merece óbvio destaque na primeira página da Gazeta, onde se lê que a iniciativa “volta a colocar Caldas no mapa dos eventos nacionais”.
São cinco páginas dedicadas ao certame onde se informa que o Parque recebeu artistas de nível nacional e houve animação diversa. A organização estima ter recebido 100 mil pessoas e uma receita na ordem dos 150 mil euros. Também na feira de fruticultura foram apresentados os objectivos da Rede Europeia de Cidades com Termas (EHTTA).
Na mesma edição merece destaque o surto das moscas em Óbidos, que se encontrava “longe de uma resolução”. À data, um relatório da Secretaria de Estado do Ambiente dizia que não havia uma única causa, mas que a principal eram as explorações agrícolas. Opinião diferente da autarquia, que rebateu o relatório com um parecer, que referia que as moscas de Óbidos não são moscas da fruta.
E ainda na primeira edição de Setembro, a notícia de que a Vários Sabores, Lda., uma empresa de produção de bens alimentares da Benedita, começou a construir as novas instalações na Zona Industrial das Caldas. A mudança representou um investimento de 1,5 milhões de euros.
Na semana a que o jornal se reporta, dois homens faleceram em dias seguidos com acidentes de tractor e mais de mil pessoas já haviam assinado a petição contra a exploração de petróleo em Peniche.
A secção de Vida Política é marcada pelas críticas do PS ao estado de degradação do Centro de Juventude e as páginas de cultura dão destaque ao Folio.
Zé Pinheiro recorda no Re-Encontro o trabalho à jorna, de sol a sol, numa quinta dos Vidais.
O Desporto abre com uma entrevista ao novo presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes e realça ainda que Fernando Santos, o treinador campeão europeu, vai ser homenageado na festa das Gaeiras.
A última página é dedicada ao rapper caldense Elton Malta e o Zé Povinho põe Passos Coelho a descer. A subir nesta semana estão os próprios caldenses devido ao êxito da Feira dos Frutos. I.V.
Há espaço nas Caldas para a arte do graffitti
A arte urbana é o principal destaque na Gazeta das Caldas de 28 de Outubro. A primeira página dá conta que existem artistas caldenses que são “graffitters profissionais”, com provas dadas não só em Portugal mas também além fronteiras. As centrais desta edição contam o trabalho de João Olivença e Daniel Eime e dão a conhecer um projecto que prevê a criação de uma rota de arte urbana nas Caldas. Noticia-se ainda que o Sítio da Nazaré irá ter um mural de grandes dimensões com o tema da onda gigante.
A cerâmica também está em altas nesta semana, com o início da Molda – Caldas Cidade Cerâmica.
A greve dos precários do CHO é outro assunto que está na ordem do dia: 180 trabalhadores subcontratados lutam pela reposição das 35 horas de serviço e exigem o pagamento dos subsídios de férias e turnos extraordinários. No Hospital das Caldas da Rainha, a adesão ao protesto foi de 100%.
O nosso jornal revela também que houve contas mal feitas no Orçamento Participativo. Afinal, registou-se um decréscimo de 24% no número de votantes em relação a 2015, em vez de um aumento, como havia sido anunciado pela Câmara. Quem não ficou indiferente ao erro foi o Zé Povinho, que repreende Hugo Oliveira pela forma como geriu o Orçamento Participativo.
Setenta milhões. É este o valor que o surf já rendeu a Peniche desde 2009. A organização do campeonato que integra o circuito mundial fez de Peniche a capital do surf, atraindo inúmeros investimentos ligados à modalidade: desde surfcamps, escolas de surf, parques de campismo, unidades hoteleiras ou novas marcas de pranchas. A própria Rip Curl, promotora do campeonato, apostou em Peniche para abrir uma loja que custou dois milhões de euros. O grande vencedor da etapa nos Supertubos foi John John Florence, que se sagrou campeão do mundo.
Do surf ao futebol, sabemos que Jorge Reis é novo presidente do Caldas Sport Clube.
A última página da Gazeta noticia que o governo autorizou a adjudicação da rede de rega de Óbidos e Amoreira, por 11 milhões de euros. Este projecto irá servir 900 agricultores e a irrigação de mais de um milhar de hectares. Já em Tornada e Salir do Porto está instalada a polémica contra a construção de aviários na Quinta do Talvai pela Sociedade Agrícola da Quinta da Freiria. M.B.R.
Novas caras a comprar e a vender na Praça da Fruta
A Praça da Fruta é notícia de primeira página pois está rejuvenescida. Não só tem vindo a ganhar novos clientes – jovens que apostam numa alimentação saudável -, como há filhos e netos de vendedores que querem continuar a laborar naquele mercado de ar livre. Destaca-se também a animação de Natal, que está por toda a região e onde se salientou a grande árvore de luz que foi colocada na Praça 25 de Abril, nas Caldas. Os seus 41 metros só foram batidos pela proposta de Aveiro, que tem mais 10, a uma semana da Consoada. Óbidos teve a sua Vila Natal e as Gaeiras apostou, mais uma vez, na tradicional mostra de presépios que atrai muitos visitantes e coleccionadores. Nas interiores, é possível conhecer que Alcobaça e Nazaré se vão unir por um percurso que pode ser feito a pé, de bicicleta ou de autocarro eléctrico e que vai nascer na margem direita do rio Alcoa.
Faz-se ainda o balanço da 18ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores que contou com as presenças de Assunção Cristas e de Passos Coelho.
Voltando às Caldas, destacam-se as paragens do Toma, muitas vandalizadas e sem informação para quem o quer usar. Pelo Oeste passou Matyas Amaya, um ciclista argentino que está há quatro anos a viajar pelo mundo e que tem o objectivo de levar cartas ao Papa Francisco. Os Precários do CHO organizaram um debate com a presença de sindicalistas e do movimento Precários Inflexíveis. Todos foram unânimes no facto daqueles trabalhadores estarem a ser um exemplo para todo o país no que se refere à luta pelos seus direitos. Na mesma notícia revela-se que o ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, prevê a integração futura destes trabalhadores nos quadros dos hospitais do Oeste.
Na Actividade Económica dá-se ainda a saber que a Fortaleza de Peniche já não será concessionada a privados. O equipamento estava incluído numa lista do programa Revive que prevê um investimento de 150 milhões para transformar vários espaços em unidades hoteleiras ou de restauração. A Fortaleza de Peniche sai, mas nesta constam os Pavilhões do Parque.
Na Vida Política destaca-se o facto de João Serra, comissário da Festa da Cerâmica, ter explicado aos deputados municipais a programação desta iniciativa, que tem um milhão de euros de investimento e que se vai estender até 2020. Na mesma secção, dá-se a conhecer que a CDU quer a reposição das freguesias, recordando que muitas das uniões foram feitas contra a vontade das populações, exemplificando com os casos da Serra do Bouro e de Salir do Porto. Na Cultura, a fadista Fernanda Paulo veio dar a conhecer o seu último trabalho à terra natal. Esta foi também palco da 1ª Mostra Nacional de Performance Audiovisual que juntou 24 artistas e 400 participantes. No Desporto destaca-se uma conferência que reuniu ultramaratonistas que vieram ao CCC explicar como se superam nas provas desportivas, numa iniciativa da Corrida pela Vida. A fechar, a Gazeta dava a conhecer que a contestária Mafalda (de Quino) encerrou a sétima edição da Maga – Mostra de Artes Visuais e que a super lua serviu de mote para uma surfada nocturna que reuniu 30 convivas na Foz do Arelho. N.N.
A novela das contas da Foz do Arelho
Em Dezembro as polémicas contas (ou falta delas) da Junta da Foz do Arelho continuam em destaque. Gazeta das Caldas descobriu que desde 2012 que a Junta não prestava contas à Direcção-Geral das Autarquias Locais, apesar de a isso estar, por lei, obrigada. Este é o destaque da primeira edição do último mês do ano, onde se noticia também que Fernando Costa, antigo presidente da Câmara das Caldas, se vai candidatar a Leiria.
Dezembro é o mês do Natal e nesta data, entre outras iniciativas natalícias, assinala-se já a chegada do Pai Natal às Caldas (onde foi recebido por dezenas de crianças) e o início da Vila Natal Assombrada, em Óbidos.
Foi também em Óbidos que o Ministro da Agricultura assinalou um ano de Governo, no dia em que formalizou contratos da rede de rega da barragem, numa obra avaliada em 27 milhões de euros.
O facto de o Bloco de Esquerda estar bloqueado nas Caldas também merece destaque de primeira página, bem como a criação de uma rota de naufrágios nas Berlengas. Estes são os dois assuntos escolhidos pelo Zé Povinho como o negativo e o positivo da semana, respectivamente.
As crianças do concelho aprenderam a evolução da bandeira nacional na Escola de Sargentos do Exército e assinalou-se a Black Friday. Também nesta edição é noticiado que uma revista americana de viagens escolheu Óbidos para anunciar que Portugal foi por esta eleito como destino do ano.
Na secção de Emprego & Formação a Gazeta reporta uma sessão da AIRO na qual se diz que o Parque Tecnológico de Óbidos já perdeu empresas por falta de programadores na região.
A aprovação do orçamento municipal de Óbidos não passou despercebida, tal como não passou o facto de Caldas e Óbidos serem, à luz do Índice de Transparência Municipal, os concelhos menos transparentes do Oeste.
Na Cultura os Alter-Egos de Bordallo e o facto de a Misericórdia de Lisboa admitir pagar o restauro do Santuário do Senhor da Pedra foram notícia. O aniversário da Orquestra Ligeira de Óbidos e o facto de o concerto ter esgotado o CCC também são noticiados.
Esta foi a semana em que a proposta de concurso público para a concessão dos pavilhões foi aprovada em reunião de Câmara e a semana em que Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda veio às Caldas defender que a integração dos precários nos quadros do CHO poderia poupar um milhão de euros.
Nesta semana, quanto ao Desporto, o Caldas nem com vantagem numérica chegou à terceira vitória e o jantar dos Dragões do Oeste reuniu 120 pessoas. A Gazeta dos Animais foi à III Expoaves. O CaldasToon assinala a 100ª edição, com um cartoon relativo a Fernando Costa. I.V.






























